Senegal e Brasil celebram potência da Gastronomia de África em Porto Alegre no dia 25 de Agosto

img6-1.jpg

Um encontro gastronômico afrocentrado promete mexer com a capital gaúcha no final de Agosto. O chef patissier Sidy Gueye e a chef Kyzzy Rodrigues oferecerão um menu elaborado a quatro mãos em um encontro cheio de trocas de ideias e experiências vividas na cozinha pelos dois chefs no restaurante “Teranga África ses Sidy” – do chef senegalês.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Sidy é Chef Patissier de formação pela escola CMG Boulangeri em Dakar (capital de Senegal) e veio para o Brasil em 2012. Parece que ele tem interagido muito com os brasileiros porque confesso que levei um tempo durante o Festival Gastronomia Preta para entender que ele não era brasileiro (está com as gírias gaúchas na ponta da língua). Já Kyzzy Rodrigues é de Porto Alegre e após se formar em Nutrição se interessou ainda mais pela culinária afrobrasileira.

À esquerda chef Sidy Gueye e à direita Chef Kyzzy Rodrigues /Foto: arquivo pessoal

Uma das preparações do chef Sidy é Thiébou Yap – um popular e tradicional prato de Senegal. Conforme o chef, “(…) Thiébou Yap deriva de duas palavras wolof (Thiébou)- , que significa arroz; e, Yap significa carne. O prato é essencialmente uma carne de panela e arroz bem temperado com legumes bem saborosos.”  

Thiébou Yap /Foto: Arquivo pessoal do chef

Já Chef Kyzzy Rodrigues apresentará a Cachupa, um prato popular em Cabo Verde que é preparado com feijão amendoim, feijão branco, canjica de milho amarela, batata doce, couve, repolho, cenoura, além de diversos temperos. A chef faz sua releitura deste prato ao usar somente ingredientes vegetais.

Se você estiver por Porto Alegre no final de Agosto, vá ao Teranga África e confira de perto esse encontro super potente que acontecerá a partir das 15 horas do dia 25 de Agosto, no bairro Auxiliadora, Av. Nova York, 767.

Leia também: Vini Figueira Gastronomia é referência em alta Gastronomia em Salvador

Preto Gourmet

Preto Gourmet

Empreendedor Social, criador do Prêmio Gastronomia Preta, criador do conceito Economia Pretagonista, professor de Administração no curso de Gastronomia na UFRJ, doutor em Administração (Eaesp-FGV), autor de 11 livros, pesquisador (com dezenas de artigos científicos) e homem preto que cria rupturas numa gastronomia eurocentrada. É jurado do Edital Entra na Roda da cantora Iza e curador do Camarote Folia Tropical (2023) em Gastronomia e Inclusão Social.

Deixe uma resposta

scroll to top