Senado aprova PEC que perdoa multas de partidos e reduz verbas de candidatos negros

imagem_materia.jpeg

Nesta quinta-feira (15), o Senado Federal aprovou em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A PEC da Anistia (9/2023), como ficou conhecida, determina novas regras para os partidos políticos na aplicação de recursos destinados às cotas raciais em candidaturas, e que também perdoa os débitos dos partidos que descumpriram a cota raciais nas últimas eleições.

A PEC também permite a renegociação de dívidas tributárias das legendas, e passou com 51 votos favoráveis e 15 contrários, no primeiro turno, e 54 favoráveis e 16 contrários, no segundo. A proposta agora segue para ser promulgada pelo Congresso, sem precisar de sanção presidencial.

O Plenário do Senado durante a sessão de votações nesta quinta-feira (15) /Foto: Edilson Rodrigues – Agência Senado

A PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado Federal, na última quarta-feira (14), e com ela, os partidos políticos deverão destinar 30% dos recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário às candidaturas de pessoas pretas e pardas, a partir das eleições municipais deste ano, independente da quantidade de candidatos negros.

Isso muda as regras estabelecidas até então, determinava que os gastos com essas candidaturas deveriam ser proporcionais a quantidade de candidatos negros. Se metade das candidaturas fossem negras, então metade dos recursos financeiros do partido iriam para elas.

Leia também: CCJ aprova PEC da Anistia que perdoa multas de partidos que não cumpriram cotas de gênero e raça

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top