Depois de sua primeira edição online, em 2021, a 2ª semana de Cinema Negro de Belo Horizonte acontece pela primeira vez em formato presencial. Com mais de 40 filmes nacionais e internacionais, a edição acontece de 8 a 15 de setembro de 2022 e celebra a retomada dos encontros. A programação é gratuita e acontece no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, com encerramento no Cine Santa Tereza.
serão obras de ficção, documentários e filmes experimentais destinados ao público adulto e infantil. A programação trará ainda debates, oficinas e conversas com realizadores. Um dos destaques deste segunda edição é mostra brasileira (Cine-Escrituras Pretas) que, a partir de chamamento público para inscrição de filmes de realizadores negros e negras, selecionou 27 filmes para compor a programação.
Layla Braz, coordenadora geral e diretora artística do festival, explica que a Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte é uma oportunidade do encontro do cinema africano com o cinema brasileiro, sobretudo, um encontro com Minas Gerais. “Na mostra brasileira serão 10 filmes mineiros que trazem questões de diversidade, de vida e ancestralidade, como também a busca por novas possibilidades de se ver no cinema – não apenas corpos negros retratados com violência”, afirma.
Leia também: Nova temporada de ‘Arcanjo Renegado’ traz protagonista mais “sensível, solitário” diz Marcello Melo Jr
Outro destaque são para as mostras internacionais em que serão exibidos filmes do Sudão, Mauritânia, Etiópia e Somália. Para Layla, a mostra de filmes sudaneses nos faz olhar para a semelhança da dificuldade em produzir filmes no Brasil. “Apesar da dificuldade de acesso e produção, assim como no Brasil, conseguem apresentar uma grande quantidade e diversidade de filmes”, explica. Na mostra Sudão, o público terá a oportunidade de assistir a mais de quatro filmes inéditos no Brasil.
Serviço:
2ª Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte
Data: 8 a 15 de setembro
Local: Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG, 30120-010)
Evento presencial e gratuito
0 Replies to “Semana de Cinema Negro de BH terá apresentação de 40 filmes”