Com o fim das eleições de 2024, a configuração do cenário político da Baixada Fluminense abre espaço para reflexões profundas sobre o futuro da região. A composição dos poderes executivos, com as novas administrações municipais, e das Câmaras Legislativas, com seus representantes eleitos, trazem à tona questões centrais para os próximos anos. Esse é o tema da Roda de Conversa organizada pelo Fórum Grita Baixada nesta sexta-feira (08), em Nova Iguaçu.
O papel de cada partido no cenário local, e como as alianças ideológicas e os compromissos de campanha podem impactar diretamente as políticas públicas que vão influenciar a vida dos moradores da Baixada, também será abordado. Além disso, a análise política também pretende considerar recortes fundamentais, como gênero, raça, religião e a presença de grupos de interesse que representam uma
diversidade de pautas e demandas.
Em um contexto social marcado pela pluralidade, como esses fatores impactam a tomada de decisões e a representatividade nos espaços de poder? O que as novas configurações políticas indicam sobre o fortalecimento ou a fragmentação desses grupos dentro do debate público?
A roda de conversa se propõe a mergulhar na conjuntura pós-eleitoral da Baixada Fluminense, identificando tendências, desafios e oportunidades, enquanto traça um panorama da correlação de forças políticas e suas possíveis implicações para o desenvolvimento regional, a inclusão social e a defesa dos direitos fundamentais.
O evento contará com a presença da técnica agrícola, militante do Movimento Brasil Popular e educadora
Carol Black, do estudante de mestrado na Pós graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro e um dos autores do livro “Desaparecimento Forçado: Vidas Interrompidas na
Baixada Fluminense”, o Augusto Perillo, e com o economista, mestre em políticas públicas e doutor em Sociologia, Douglas Almeida.
SERVIÇO
Data: 08 de novembro (Sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Endereço: Centro de Formação de Líderes (Cenfor). Rua Dom Adriano Hipólito, 8,
Moquetá, Nova Iguaçu (ao lado do SESC).
Local: Sala Padre Fernando.
Leia também: Espetáculo “Debandada” realiza temporada em espaços do Sesc no Rio e na Baixada Fluminense