River Plate recebe pena mínima por caso de racismo na Libertadores

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou a punição para o time argentino River Plate de U$30 mil, após um torcedor do clube jogar uma banana na torcida do time brasileiro Fortaleza, na partida em Buenos Aires, Argentina, pela Libertadores. Apesar da condenação, o valor é a pena mínima de acordo com o Código de Disciplina da entidade.

Já o clube da Argentina, informou que suspendeu o torcedor por seis meses e o obrigou a fazer um curso de conscientização. A Conmebol, além da multa de cerca de R$150 mil, divulgou nota de repúdio afirmando o esforço realizado na luta contra a discriminação. “A instituição promoverá mudanças nos regulamentos para aumentar e endurecer as penalidades em casos de racismo. Compromete-se também a elaborar e implementar novos programas e ações que visem banir definitivamente este problema do futebol sul-americano.”, afirma o comunicado. 

Quarta denúncia de racismo na Libertadores contra argentinos e equatorianos

O ato racista do torcedor do River Plate na quarta-feira (13), se soma às outras três acusações dos jogos: Corinthians x Boca Juniors, Estudiantes x Bragantino, e Emelec x Palmeiras, todos pela Libertadores. Os brasileiros informam que as torcidas rivais fizeram gestos e insultos racistas.

Dados do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, expostos no Relatório anual da discriminação racial no futebol de 2020, mostram 76 casos de racismo dos quais 68 efetuaram-se no Brasil e 08 sucederam-se com atletas brasileiros no exterior em partidas de esportes em geral, entretanto 63 dos ocorridos dizem respeito ao futebol.

Leia também: Observatório da Discriminação Racial no Futebol lança nova Campanha de conscientização

O relatório mostra que em maioria os ataques são direcionados a atletas e logo depois aos torcedores, e das 33 denúncias de racismo 25 não houveram sequências ou o acusado foi absolvido pela justiça por falta de provas.

Confira aqui nota da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) na íntegra

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.