River Plate recebe pena mínima por caso de racismo na Libertadores

river.jpeg

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou a punição para o time argentino River Plate de U$30 mil, após um torcedor do clube jogar uma banana na torcida do time brasileiro Fortaleza, na partida em Buenos Aires, Argentina, pela Libertadores. Apesar da condenação, o valor é a pena mínima de acordo com o Código de Disciplina da entidade.

Já o clube da Argentina, informou que suspendeu o torcedor por seis meses e o obrigou a fazer um curso de conscientização. A Conmebol, além da multa de cerca de R$150 mil, divulgou nota de repúdio afirmando o esforço realizado na luta contra a discriminação. “A instituição promoverá mudanças nos regulamentos para aumentar e endurecer as penalidades em casos de racismo. Compromete-se também a elaborar e implementar novos programas e ações que visem banir definitivamente este problema do futebol sul-americano.”, afirma o comunicado. 

Quarta denúncia de racismo na Libertadores contra argentinos e equatorianos

O ato racista do torcedor do River Plate na quarta-feira (13), se soma às outras três acusações dos jogos: Corinthians x Boca Juniors, Estudiantes x Bragantino, e Emelec x Palmeiras, todos pela Libertadores. Os brasileiros informam que as torcidas rivais fizeram gestos e insultos racistas.

Advertisement

Dados do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, expostos no Relatório anual da discriminação racial no futebol de 2020, mostram 76 casos de racismo dos quais 68 efetuaram-se no Brasil e 08 sucederam-se com atletas brasileiros no exterior em partidas de esportes em geral, entretanto 63 dos ocorridos dizem respeito ao futebol.

Advertisement

Leia também: Observatório da Discriminação Racial no Futebol lança nova Campanha de conscientização

O relatório mostra que em maioria os ataques são direcionados a atletas e logo depois aos torcedores, e das 33 denúncias de racismo 25 não houveram sequências ou o acusado foi absolvido pela justiça por falta de provas.

Confira aqui nota da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) na íntegra

0 Replies to “River Plate recebe pena mínima por caso de racismo na Libertadores”

Deixe uma resposta

scroll to top