Rene Silva recebe Medalha Tiradentes, maior honraria do Estado do Rio de Janeiro

Rene Silva

Foto: Selma Souza/ Voz das Comunidades

O comunicador, ativista e fundador da ONG Voz das Comunidades, Rene Silva, foi condecorado nesta segunda-feira (04) com a medalha Tiradentes, a maior honraria do Estado do Rio de Janeiro. Rene foi homenageado devido seu trabalho de impacto social que realiza desde 2005, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. A medalha foi entregue pela deputada estadual Renata Souza (Psol-RJ). O evento aconteceu na sede do Voz das Comunidades, no Complexo do Alemão.

Essa medalha não foi por que o Rene Silva construiu tudo isso, fomos nós que construímos. É de todos e todas que não desistimos de lutar, eu acabo sendo apenas um representante dessa voz que é tão plural, tão diversa e tão alta. Que grita, que fala, que ecoa e todos os dias luta incansavelmente para que a favela não perca nenhum dos seus Direitos Humanos“, disse Rene em seu discurso.

Estavam presentes na mesa cerimonial a deputada Renata Souza (PSOL), Camila Moradia, articuladora e defensora dos direitos da habitação no Complexo do Alemão, Jaqueline Saraiva, uma das voluntárias mais antigas do Voz das Comunidades), a cantora e compositora Teresa Cristina e Flávia Oliveira, jornalista da TV Globo.

Rene Silva
Foto: Selma Souza/ Voz das Comunidades

Rene Silva é escolhido pela revista “Times” como um dos ‘líderes da nova geração’

A Medalha Tiradentes é uma honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro com função de premiar pessoas que prestam serviços importantes à causa pública no estado do Rio de Janeiro. 

Sem dúvidas aquele Rene com 11 anos de idade sonhava muito com um momento como esse, acreditava que seria possível um dia como esse, que eu conseguisse reunir minha família, meus amigos, meus colegas de trabalho, tantas pessoas que admito nessa vida. Olhar pra trás e ver o tanto que a gente já passou até chegar aqui, ver que valeu a pena tudo isso. Os dias que ficávamos na Avenida Itararé dormindo, os dias que passamos sem redação por que tinha pegado fogo e a gente teve que ir pra laje da minha avó e vários outros lugares. Passar por todos esses momentos valeu a pena porque a gente experimentou, a gente viveu muita coisa para que hoje fosse possível“, disse Rene.

A entrega das homenagens será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Voz das Comunidades.

Deixe uma resposta

scroll to top