Nesta quarta-feira (25), Rebeca Andrade voltou a subir no pódio durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A ginasta brasileira conquistou a medalha de ouro na trave, com 14.166. Outra brasileira, a Flavia Saraiva, ficou com a prata e a canadense Ava Stewart levou o bronze. Essa foi a primeira vez da atleta, na competição.
Além dessa, Rebeca garantiu também outra medalha de ouro, no salto, e mais duas pratas: nas barras assimétricas, e por equipe, junto de Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Carolyne Pedro. Assim, a ginasta subiu ao pódio quatro vezes durante a competição.
“O resultado da medalha é consequência. Meu objetivo mesmo era chegar até aqui e conseguir acertar todas as minhas séries, e foi o que aconteceu. Então posso dizer que o objetivo foi alcançado“, disse ao Globo Esporte.
Após a sequência de medalhas, a atelta agora é campeã olímpica, mundial e pan-americana. Com o primeiro ouro conquistado no primeiro dia de competição, Rebeca quebrou um jejum do Brasil, que não subia ao lugar mais alto do pódio nos jogos desde de 2007, no Rio de Janeiro, com Jade Barbosa.
Recentemente, Rebeca se destacou também no mundial, integrando o primeiro pódio no individual geral, composto apenas por mulheres negras, na competição. Na ocasião, Simone Biles liderou o ranking, em seguida Rebeca Andrade ficou com a prata, e depois, Shilese Jones fechou o pódio no campeonato em Antuérpia, na Bélgica.
Leia também: Rebeca Andrade conquista primeira medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos, no salto