Nos dias 28 e 29 de janeiro, o Rio recebe a 6º edição do Festival Ilumina Zona Oeste. O evento conta com a participação do grupo Pastoras do Aquilah com a tradicional feijoada quilombola, além de diversas atrações culturais e programação gratuita.
Durante todo o evento, empreendedores e fazedores locais, selecionados pelo Ilumina Zona Oeste, farão exposição de seus trabalhos e produtos na Feira de Economia Criativa de Bangu. Para o Curador e diretor artístico do Festival, Pablo Ramoz, o festival é um espaço para que os empreendedores mostrem seus trabalhos, mas também tenham uma fonte de renda.
“O Ilumina Zona Oeste é um evento para dar visibilidade e gerar renda para os artistas, produtores culturais da zona oeste, do Oeste e Metropolitano e Mangaratiba. Um encontro enorme desses territórios, das suas culturas, das suas linguagens artísticas. É uma grande festa da cultura periférica do Estado do Rio de Janeiro”, afirma.
No domingo (29), o Ilumina Zona Oeste ocupa o Museu do Pontal, na Barra, com roda de samba. No comando as ‘Pastoras do Aquilah’ com repertório de música brasileira que presta homenagem às matriarcas do samba, às mulheres pretas com lata d’água na cabeça, com sambas clássicos, de raiz e de roda.
O público também poderá experimentar a tradicional Feijoada Quilombola preparada por mulheres do Aquilah, quilombo urbano localizado em Jacarepaguá. A Feijoada Quilombola é a queridinha da casa e faz parte do Zungu, guia da gastronomia preta da cidade do Rio de Janeiro.
Rolezinho
O comediante Vinícius Mello fará um animado ‘Rolezinho’, que percorrerá lugares bacanas na Zona Oeste, com dicas sobre onde ir, o que fazer, o que comer. O conteúdo será divulgado nas redes sociais do Ilumina Zona Oeste.
Leia também: “Pretos Novos” estreia no Teatro Ruth de Souza, no próximo sábado (28)
Serviço:
O que: Ilumina Zona Oeste
Quando e onde : 28/01 (sábado), na Lona Cultural Municipal Areninha Carioca Hermeto Pascoal, das 14h às 21h:30; 29/01 (domingo), no Museu do Pontal, das 16h às 18h.
Classificação: livre
Ficha técnica: Trilhos Produções Artísticas (realização) e Motriz SocioCultural (produção)
Informações: Diretamente no site do Festival Ilumina Zona Oeste