O projeto “Sarau Brincante” vai movimentar três centros culturais de Belo Horizonte (MG), entre os dias 14 de maio e 20 de junho. Os primeiros Encontros de Preparação serão nos dias 14 e 15 de maio, às 13h30, no Centro Cultural Vila Santa Rita, onde também acontecerá o primeiro sarau da temporada, no dia 24 de maio, a partir das 15h.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
As outras atividades, todas com focos nas crianças de 6 a 10 anos, serão nos centros culturais do Lindeia Regina e do Urucuia. As inscrições devem ser feitas online, e há apenas 25 vagas para cada um dos centros culturais, e tdas as atividades são 100% gratuitas.
De acordo com Shirley Rodriguez, atriz e fundadora do Grupo Afeto, um dos objetivos do Sarau Brincante é incentivar que as crianças se expressem por meio das leituras, das cantigas, dos desenhos e das histórias, além, é claro, de oferecer um ambiente lúdico, de diversão e de conexão. “Estamos contribuindo para o acesso e a democratização do livro, da leitura e da literatura. Realizar este projeto nos centros culturais é meio que ‘voltar pra casa’, pois temos uma relação muito importante com esses equipamentos culturais”, adianta a artista.
Nos três centros culturais, a dinâmica será a mesma, conforme pontuado por Shirley: “Antes do sarau, vamos ter dois encontros com as crianças. Nesses encontros, vamos brincar, ler, contar histórias e criar um clima repleto de afeto. Assim, vamos conhecer melhor os participantes e com eles vamos elaborar pequenas intervenções artísticas, que serão apresentadas no Sarau Brincante. E a criança que se sentir à vontade será convidada a se apresentar”, adiantou.
“Iremos dar autonomia e incentivar que as crianças se expressem livremente, tanto nos encontros de preparação quanto durante o sarau, a ideia principal é fazer junto”, completa ela: “Estamos muito felizes e repletos de expectativas”.
As crianças que participarem dos encontros de preparação irão receber um “Kit Sarau Brincante” com materiais para a produção de um livro minuto e brinquedos manuais, além do livro “Amoras”, do Emicida e do ilustrador Aldo Fabrini.
“Vamos incentivar as crianças a se expressarem por meio de múltiplas linguagens, desde a leitura, passando pelas cantigas e chegando na apresentação”, explicou Shirley, deixando claro que os saraus são destinados também para as pessoas que não passaram pelos encontros de preparação. “Poder entregar um livro para as crianças será um símbolo muito forte, porque eu cresci sem acesso a livros e histórias. Agora, com este projeto, podemos contribuir para o acesso aos livros e às histórias”, diz.
O Grupo Afeto, além de Shirley Rodrigues, é formado por Ricardo Ulpiano e artistas convidados. O Sarau Brincante, que vai movimentar BH nas próximas semanas, está arquitetado no encontro da literatura, das brincadeiras, da confecção de brinquedos e da participação ativa do público. Por meio de pesquisas e de experimentações, o grupo visa democratizar o acesso ao livro, à leitura e à literatura, enriquecendo as experiências culturais das crianças e suas famílias.
Projeto realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Projeto n° 0394/2023
SERVIÇO
CENTRO CULTURAL VILA SANTA RITA
Encontro de Preparação: 14 e 15 de maio, às 13h30 (terça e quarta)
Sarau: 24 de maio, às 15h (sexta)
CENTRO CULTURAL LINDEIA REGINA
Encontro de Preparação: Dias 28 e 29 de maio, às 13h30 (terça e quarta)
Sarau: 8 de junho, às 16h30 (sábado)
CENTRO CULTURAL URUCUIA
Encontro de Preparação: 11 e 12 de junho, às 14h (terça e quarta)
Sarau: 20 de junho, às 14h (quinta)
Leia também: Escola Itinerante de Saberes Tradicionais oferece atividades formativas gratuitas no DF