Projeto oferece bolsas de estudo em pré-vestibular para jovens de escolas públicas, em São Paulo

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Programa Já É oferece 100 vagas para jovens entre 17 e 25 anos, que já tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio

O projeto visa conquistar a equidade racial através da educação. Foto: Pixabay

O Programa Já É: Educação para Equidade Racial oferece bolsas de estudo em cursinho preparatório para o vestibular à jovens, com idade entre 17 e 25 anos, que tenham concluído ou estejam cursando, em 2021, o 3º ano do ensino médio em escolas públicas e que residam na cidade de São Paulo ou região metropolitana. O intuito da ação é oferecer condições mais favoráveis para que jovens negros consigam ultrapassar um dos limitadores para a equidade racial, que é a dificuldade de acesso ao ensino superior. 

A parceria do Fundo Baobá e da Fundação Citibank, garante que o Programa Já É tenha duração de 12 meses, a partir de março de 2021, podendo ser estendido para 18 meses. Sendo que, além do estudo, as despesas de transporte e alimentação também serão custeadas ao longo do curso. Poderão se inscrever jovens de ambos os sexos, diferentes identidades de gênero e orientação sexual.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a presença de negros em ambiente escolar diminuiu de acordo com o aumento da idade dos alunos. Entre crianças brancas e negras de 6 a 10 anos cursando o ensino fundamental a diferença percentual é pequena, 96,5% e 95,8%, respectivamente. Já no ensino superior o número de brancos é quase o dobro em comparação com negros com idade entre 18 a 24 anos. São 36,1% de brancos e 18,3% de negros no ensino superior com a mesma faixa etária.

Em 2018, o IBGE divulgou pesquisa apontando que mais de 2 milhões de crianças e adolescentes no país estão fora da escola, o equivalente a 5% dos indivíduos nessa faixa etária.

As inscrições poderão ser realizadas até 31 de agosto de 2020, através do formulário encontrado no site do Fundo Baobá. Mais informações e o edital completo está no site do programa.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.