Ícone do site Notícia Preta

Projeto lança E-book de educação antirracistas para crianças e educadores

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Publicação tem distribuição gratuita e pretende inspirar a prática de educação antirracista em casa e na escola. 

Parte integrante da obra publicada pela Piraporiando – Foto: Piraporiando

As últimas semanas têm sido de impacto para o povo negro. O assunto que está em destaque é o racismo, com o mundo todo falando a respeito de um único tema: como abordar a temática com crianças? Lançado na última semana (10), o e-book “Conteúdos antirracistas para crianças e educadores”, da editora Piraporiando, toca na questão de forma interessante e informativa. 

A publicação traz iniciativas e referências de autores, pesquisadores, educadores, pensadores, artistas e projetos que reforçam o protagonismo negro na sociedade e provocam a reflexão. “O conteúdo não é direcionado apenas às crianças e adultos negros. É direcionado a todos e todas que acreditam na necessidade de termos uma educação antirracista. A ideia de que esta é uma luta dos negros é, dentre outras coisas, perversa. Precisamos que esta pauta seja reconhecida como elemento central de nossos problemas e desigualdades e é preciso que toda a sociedade se posicione”, afirma Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando.
A obra está dividida em quatro categorias: 10 obras literárias afro-brasileiras para crianças; 10 referências de projetos de educação antirracista para sua casa e para sua escola; 10 vídeos para educadores sobre educação antirracista; e 10 filmes e clipes de música para crianças, que celebram a cultura afro brasileira.

A Piraporiando
Fundada em 2015, a Empresa desenvolve o Programa de Educação para a Diversidade, alinhado à BNCC – Base Nacional Curricular Comum, aos pilares da UNESCO e as ODS´s (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). “É preciso reconhecer nosso lugar de protagonismo, contadores de nossa própria história’’, diz Janine.

Para receber é preciso acessar o link https://bit.ly/Conteudo-antirracista e baixar gratuitamente. 

Sair da versão mobile