Até o próximo dia 8 de outubro estão abertas as inscrições para o Programa Ubuntu: fortalecendo potências no setor público, que selecionará até 40 profissionais públicos negros em suas primeiras experiências de liderança e/ou gestão de pessoas para desenvolver habilidades socioemocionais e torná-los protagonistas em suas trajetórias dentro dos governos.
Segundo o Vetor Brasil, empresa que organiza o programa, ao longo dos 12 meses, os selecionados e selecionadas receberão uma trilha formativa de 100 horas envolvendo temáticas como gestão de pessoas, liderança e diversidade, equidade e inclusão. Além disso, terão 5 meses de mentorias individuais com especialistas e participarão de uma rede de excelência para trocas e partilhas.
“Acreditamos que apenas governos representativos têm a potência de quebrar desigualdades, por isso, é preciso encarar de frente a falta de representatividade negra em cargos públicos”, diz a nota oficial da empresa.
A nota ainda ressalta que a participação de profissionais públicos negros nos cargos mais altos é praticamente nula e que mudanças nesses quadros são necessárias para que o racismo seja combatido na raiz. “Somente 25% das posições, nos mais altos níveis do governo federal, são ocupadas por pessoas negras. Em nível estadual e municipal sequer temos esses dados. É fundamental encarar de frente a falta de representatividade negra em cargos públicos, por isso criamos o Ubuntu como um vetor de novos horizontes”, afirma.
As inscrições podem ser feitas até dia 8 de outubro. Para saber mais e realizar a inscrição, clique aqui.