Realizada pela Fistaile, a Receba é um programa gratuito de capacitação e difusão focado em distribuição, circulação e Desenho de Audiência. Com apoio da RioFilme, por meio do edital de Apoio à Formação Profissional no Setor Audiovisual 2024, e parceria do Projeto Paradiso e do Curso de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio, a Receba propõe metodologias de mapeamento de públicos e estratégias de recepção, comunicação e distribuição de obras audiovisuais.
As inscrições são online e gratuitas, através do formulário disponível em https://forms.gle/Fxx4oD5Ye5q7PuAR6. O prazo de inscrição é 14 de Novembro ou até atingir 153 pessoas inscritas.

A ação está estruturada em dois eixos – Prático e Expositivo – e será realizada presencialmente na ESPM Rio, na Ladeira da Glória, entre os dias 15 e 19 de dezembro. Serão ofertadas 40 vagas com foco em ações afirmativas, destinadas a pessoas com experiência diversificada na realização audiovisual.
A programação, com mais de 20 horas, inclui o Eixo Prático nas manhãs, com atividades em grupo para aplicar metodologias de Desenho de Audiência em projetos em desenvolvimento. No turno da tarde, o Eixo Expositivo realiza conversas com profissionais de diferentes perfis.
Conduzidas pela roteirista e realizadora Rastricinha Dorneles, estas entrevistas serão disponibilizadas como podcast. O formato reforça o caráter democrático e multiplicador da ação, garantindo a permanência do conhecimento como material de consulta pública e de longo prazo.
Criada pela dupla Marina Tarabay e Talita Arruda, a Fistaile trabalha com projetos audiovisuais utilizando Desenho de Audiência por meio de consultorias, aulas, campanhas de comunicação, pesquisas acadêmicas e lançamentos comerciais de filmes.
“Operamos em resposta às demandas do ecossistema audiovisual e aos questionamentos da nossa própria trajetória de mais de dez anos na distribuição. A Receba surge da necessidade de formar novos agentes de distribuição e visa popularizar a metodologia do Desenho de Audiência. Buscamos o equilíbrio entre teoria e prática para criar um espaço acolhedor de compartilhamento de saberes, dúvidas e desafios. Nossa intenção é que, nesta primeira edição, todas as pessoas envolvidas – profissionais em formação, equipe, patrocinadores e nós mesmas – possamos aprender e desfrutar plenamente do processo”, declara Marina Tarabay.
A Receba assume a perspectiva de que a distribuição é um trabalho e saber colaborativo, e não uma prestação de serviços. A metodologia pergunta aos projetos, ainda em estágios iniciais, com quem querem dialogar e de que forma. Para a partir disso, traçar estratégias que fortaleçam conexões orgânicas e ativas com as audiências, olhando para públicos finais e agentes de mercado.
“Enquanto distribuidora, colaboramos com espaços formativos e processos que enxergam a distribuição como parte do fazer fílmico. Na Receba, queremos construir um espaço junto às pessoas selecionadas que simplifica essa compreensão e perspectiva. A programação, construída com muito carinho, parte da subjetividade e da complexidade dos públicos. Encaramos a distribuição como um gesto político e de escuta ativa, que promove acesso e dá espaço para as possibilidades do encontro das obras audiovisuais com suas audiências”, afirma Talita Arruda.
A Receba prevê ações afirmativas com o intuito de expandir o campo da distribuição audiovisual. Portanto, 50% das ofertas de vagas são exclusivas para o acesso de pessoas negras, mulheres, indígenas, com deficiência e/ou transgênero, bem como moradoras de áreas como a Zona Norte e a Zona Oeste.
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/Fxx4oD5Ye5q7PuAR6]
Prazo de Inscrição: 14 de Novembro ou até atingir 153 pessoas inscritas
Datas de realização da Receba: 15 a 19 de Dezembro de 2025
Mais informações: https://www.fistaile.com/receba
Realização: Fistaile
Apoio: RioFilme, por meio do edital de Apoio à Formação Profissional no Setor Audiovisual do Programa de Fomento Pró-Carioca Audiovisual 2024
Parcerias: Projeto Paradiso e Curso de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio
Sobre a Fistaile
Fistaile é distribuição, curadoria e desenho de audiência. Fundada em 2021, por Talita Arruda e Marina Tarabay, a empresa promove lançamentos, consultorias e trabalhos de formação, com foco em estratégias de audiência e marketing. Investimos em formas de atuação não excludentes, priorizando trabalhar projetos desde o desenvolvimento e estratégias de circulação criativas e inovadoras. Na Fistaile nenhum projeto é igual ao outro, mas algo sempre fica de referência para o próximo!
Sobre a RioFilme
Fundada em 1992, a RioFilme é a empresa pública municipal responsável por apoiar e promover o setor audiovisual no Rio de Janeiro. Sua missão é fomentar o desenvolvimento do setor em toda a cadeia de valor, fortalecendo tanto a economia quanto a identidade cultural da cidade. A RioFilme investe em todas as etapas do ecossistema audiovisual — da formação e desenvolvimento à produção, distribuição, exibição e promoção internacional. Também atua na democratização do acesso às salas de cinema e oferece apoio estratégico a produtores brasileiros e estrangeiros que desejam filmar no Rio, por meio da Rio Film Commission.









