Um grupo de alunos do curso de psicologia da instituição divulgou nota de repúdio às falas da docente
Um grupo de alunos da Universidade Católica de Pernambuco publicou, na última terça-feira (27) uma nota de repúdio sobre as declarações de uma professora de psicologia durante uma aula, na sexta-feira (23). De acordo com os alunos, durante a aula, a docente comparou o racismo a uma “picuinha” e “vitimização”.
Os alunos que acompanharam a aula publicaram a nota, evidenciando momentos de desconforto. Segundo a nota, a professora estava contando uma situação pessoal, mas se expressou de forma racista. “Em um dado momento, uma aluna argumentou e questionou alguns pontos da palavra da professora, como a afirmação de que ‘os pretos são os que mais têm preconceito’. Como resposta, a professora diz que ‘eles [negros] se vitimizam, acreditando que apenas por chegar nos espaços as pessoas se incomodam’, emendando com a seguinte tentativa de justificativa: ‘[que as pessoas] não sabem o quanto ela sofreu com o filho especial (sic) sendo recusado em diversas escolas”, afirma a nota.
Reincidente
Uma aluna do curso de psicologia informou que não é a primeira vez que a professora tem uma postura polêmica no curso. “Íamos fazer uma carta para a reitoria, falando que não frequentaríamos mais as aulas dessa professora, mas acabamos desistindo”, disse.
Em nota, a Unicap lançou uma nota informando que está apurando os fatos apresentados pela turma. “A Unicap repudia todo e qualquer ato que viole os direitos e atente contra a dignidade da pessoa humana, assegurando que está realizando a devida apuração dos fatos apresentados, de acordo com suas normas estatutárias e regimentais, com o cuidado e responsabilidade que o caso requer”, informou a nota.