Na tarde desta quinta-feira (29), o nadador Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, conquistou o ouro na prova dos 100m costas S2 masculino na natação. Essa foi a primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris, e também o primeiro ouro da delegação no dia inaugural de competições em Paris.
Ele terminou com o tempo de 1min53s67, uma margem considerável para os seus companheiros de pódio. A prata terminou com o russo Vladimir Danilenko, que fez 2m01s34, e o bronze ficou com o chileno Alberto Diaz, que terminou a prova em 2m01s97. Vale ressaltar que Danilenko não disputa como cidadão russo, mas sim como neutro, por conta das sanções impostas ao comitê russo, em vista da guerra com a Ucrânia.
Gabrielzinho é líder do ranking mundial e atual campeão do mundo, portanto era o principal favorito ao ouro. O nadador de 22 anos abriu uma boa vantagem sobre seus adversários logo nos primeiros metros de prova, o que o possibilitou administrar seu ritmo e vencer a prova sem se cansar muito nos metros finais. Ele foi o único abaixo dos dois minutos.
O porta-bandeira da delegação brasileira ainda tem duas provas na classe S2: os 50m costas e 200m livre. Além de outras duas disputas na classe S3: 50m livre e 150m medley.
Gabrielzinho já tem no currículo dois ouros na natação na classe S2 (limitações físico-motoras), e uma prata nos 100m costas, ambas conquistadas em Tóquio 2020, a primeira Paralimpíada de sua carreira. Nessa prova que acabou de conquistar o ouro, foi a disputa em que havia ficado com a prata na edição anterior.
Leia também: Jogos Paralímpicos de Paris: MP da França procura atleta de Ruanda desaparecida há oito dias