Prévias movimentam as capitais do Nordeste para o Carnaval 2023

Foto-Carnaval-Agência-Brasil.jpg

Salvador - Blocos de carnaval agitam foliões em Salvador (Valter Pontes/SECOM) - Agência Brasil VALTER PONTES

O aquecimento para os dias de Carnaval já começou em todo o país. Festas em quase todas as capitais do Nordeste marcam o último final de semana antes dos quatro dias da folia de Momo. Depois de dois anos sem festas de rua por causa da pandemia da Covid-19, várias prévias carnavalescas movimentam a economia, o turismo e a cultura popular, e contam com esquemas especiais de trânsito, transporte, saúde e policiamento.

Na capital baiana, Salvador, o Bloco Fuzuê abriu este sábado (11), às 14h. Este ano, o evento contou com o total de 42 atrações, entre elas, grupos culturais e fanfarras, que desfilaram no circuito Ondina-Barra. O evento remete aos antigos carnavais de rua da Bahia. De acordo com a prefeitura de Salvador, mil atrações farão a alegria do público neste Carnaval. Serão 600 nos circuitos e 400 nos palcos e bairros.

Neste domingo (12), o bloco esperado em Salvador é o Furdunço, com microtrios e nomes de peso da música. Atrações como as bandas BaianaSystem e Mudei de Nome fazem a festa. 

Salvador – Blocos de carnaval agitam foliões em Salvador (Valter Pontes/SECOM) – Agência Brasil VALTER PONTES

Leia também: Rio vai cadastrar 10 mil ambulantes para o carnaval de rua até dia 12 de janeiro

Em Maceió, capital alagoana, o Bloco Pinto da Madrugada ganhou as ruas ao som de 18 orquestras de frevo, compostas por mais de mil músicos. Com o tema “O Pinto da Madrugada é Massa: um brinde à vida!”, o evento volta à orla de Maceió para celebrar os laços de amizade, a família e a alegria. A concentração começou às 6h, no início da praia do bairro Pajuçara. Cerca de 400 mil pessoas percorreram toda a extensão da orla marítima de Maceió.

O Pinto da Madrugada levou para as ruas carros alegóricos, ala de estandartes antigos, alegorias, fantasias, passistas e os clarins do Galo da Madrugada. No domingo (12), mais blocos estarão nas ruas a partir das 11h. 

Em Recife, Pernambuco, vários eventos marcam este final de semana. Hoje (11), acontecem os tradicionais acertos de marcha no Pátio de São Pedro, no Bairro de Santo Antônio. O encontro começou às 18h e reúne 29 blocos líricos. No mesmo local, acontecerá o Encontro de Afoxés, amanhã (12), a partir das 17h.  A população LGBTQIA+ fará festa no Palco da Diversidade, no dia 16. O “Bloco Nem Com Uma Flor” também sai às ruas do Bairro do Recife, pregando o amor e o fim da violência contra as mulheres. Em Olinda, cidade irmã de Recife, a preparação para o Carnaval também já começou. A cidade terá muitas prévias para os próximos dias, com a presença de bonecos gigantes, maracatus e afoxés.

Conheça o bloco mais esperado do Carnaval em Recife: ‘Galo Preto Ancestral’ é o tema da alegoria do Carnaval do Recife deste ano

Em Fortaleza, no Ceará, as prévias do Ciclo Carnavalesco 2023 estão acontecendo todos os finais de semana desde 20 de janeiro. Nove polos foram planejados para os eventos. Este ano, o homenageado é o mestre Tarcísio Sardinha. O tema é a “Massafeira Livre”. Durante o Carnaval, a festa se dividirá em sete polos.

Em João Pessoa, capital paraibana, as festas estão acontecendo em três polos desde quinta-feira (9). O primeiro show gratuito que marcou o público foi o da cantora Margareth Menezes. Uma série de blocos nos bairros da cidade e shows no Centro Histórico também estão previstos.

As demais capitais também se animam com as prévias. Em Aracajú, Sergipe, várias opções de bloquinhos esquentam este final de semana. A capital piauiense, Teresina, movimentou este sábado (11) com o bloco Corso do Zé Pereira.

Leia mais: União das Escolas de Samba de SP elege corte do carnaval 2023

Em Natal, no Rio Grande do Norte, o folião pode esperar pelo bloquinho “Eu Amo Olinda, Mas Morro Pelo Careca”, que sai amanhã (12), a partir das 15h, na Avenida Praia de Ponta Negra. Em São Luís do Maranhão, os eventos aconteceram nos dias 4 e 5 de fevereiro. A abertura do Carnaval na cidade será na extensão da Avenida Litorânea, na sexta-feira (17), a partir das 18h. 

Izadora Feitosa

Izadora Feitosa

Jornalista, nordestina de Recife - PE. Pós-graduanda em Assessoria e Gestão da Comunicação, escreve sobre cultura, sociedade, processos de comunicação e TEA

0 Replies to “Prévias movimentam as capitais do Nordeste para o Carnaval 2023”

Deixe uma resposta

scroll to top