Foi lançada nesta sexta-feira (08), data em que Preta completaria 51 anos, a primeira faixa póstuma da cantora: “Brisa Dendê”. A canção foi gravada pouco antes da viagem de Preta aos Estados Unidos, onde buscava tratamentos paliativos. A letra improvisada, em um momento íntimo e afetivo, com a participação vocal dela junto aos amigos Gominho, Duh Marinho e Jude Paulla, trio o qual ela mesma apelidou de “The Diamonds”.
A letra celebra os aspectos sensoriais do afeto e da luz: “Vem que eu tô com saudade desse Sol que me invade, do arrepio na carne […] corpos em liberdade”. Em vez de focar na dor, a composição traduz a Preta em um estado de alegria e calor, marcas de sua trajetória como figura pública, que abraçou a liberdade, o afeto e a representatividade.

Gominho relatou nas redes sociais: “Essa música que a gente fez vai ficar eternizada em forma de saudade. […] Dia 8 de agosto será sempre o dia em que vamos celebrar o sol das nossas vidas!”. Duh Marinho destacou que o lançamento representa uma homenagem especial: “Estaríamos fazendo a maior festa hoje como ela gostaria”. Já Ju de Paulla comentou com bom humor que só aceitou cantar por conta do “santo autotune”
A produção musical ficou a cargo de Iuri Rio Branco, Mahmundi e Joss Dee, que imprimiram à faixa uma atmosfera luminosa e agradável, com batida tropical e efeitos de modulação vocal que refletem o espírito “solar”, leve e livre da artista.
A faixa não apenas homenageia sua memória, mas também preserva o legado de uma artista que sempre celebrou a vida em todas as suas formas. Eterniza sua voz e sua energia em um gesto coletivo de amor, música e transforma a saudade em presença.
Leia mais: Governo reconhece Carnaval do Rio como patrimônio cultural nacional