A Editora Contracorrente, em parceria com o Instituto Marielle Franco, está promovendo o Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas 2020, reverenciando a memória e a luta da ex-vereadora carioca por meio do incentivo ao pensamento feminista.
A seleção busca ensaios inéditos escritos por autoras – cis ou trans – maiores de 18 anos, brasileiras ou não. O texto precisa estar em língua portuguesa, seguindo pelo menos um dos 9 temas: Feminismo e violência contra a mulher; Feminismo e democracia; Feminismo negro; Feminismo e classes sociais; Feminismo e identitarismo; Feminismo e arte; Feminismo e lugar de fala; Teorias críticas do feminismo; O corpo feminino e a sociedade. É permitido coautoria, com o limite de duas autoras.
Os textos devem ser encaminhados até o dia 14 de junho. O prêmio para o ensaio vencedor será de R$10.000 e a publicação do mesmo em formato de livro pela Editora Contracorrente.
As juradas são três mulheres notáveis para o feminismo e/ou para a militância negra: Anielle Franco, Marcia Tiburi e Sueli Carneiro.
Informações gerais
Público: escritoras – mulheres cis ou trans – maiores de 18 anos
Categoria: ensaios sobre feminismo
Inscrição e edital: https://editoracontracorrente.blog/premio-marielle-franco-de-ensaios-feministas-2020/
Premiação: R$ 10.000,00 + publicação do ensaio em formato de livro
Prazo: entrega dos ensaios até 14/06/2020