Prefeitura de SP aprova projeto para Memorial dos Aflitos

memorial-aflitos-liberdade1-1ji27afqqrqlf.webp

O Memorial dos Aflitos já tem um projeto escolhido a partir de um concurso realizado pela Prefeitura de São Paulo. O espaço que será construído ao lado da Capela dos Aflitos, no bairro da Liberdade, na capital, será um espaço cultural e museológico sobre a população negra que foi escravizada na região. Ainda não há uma data para o início da obra.

A região da construção já foi ocupado por comunidades negras, indígenas e marginalizadas, antes de imigrantes japoneses chegarem no local no século 20. Na época o primeiro cemitério público paulistano funcionava na área, reservado ao sepultamento de escravizados, indígenas e de condenados à morte na forca. Quando foram descobertas ossadas em 2018, as reinvindicações por mais símbolos da negritude no bairro, cresceram.

Após a fase de recursos passar, o Escritório Paulistano de Arquitetura, que venceu a disputa, poderá ser oficialmente contratado e vai receber da Secretaria Municipal de Cultura um prêmio de R$ 50 mil. Mas a obra mesmo custará, no máximo, R$ 3,6 milhões e após os trâmites burocráticos, uma licitação ainda será feita para definir a construtora que vai fazer a obra.

Mas apesar de vencedor, a viabilidade do projeto que determina a entrada do Memorial dos Aflitos pela rua Galvão Bueno, também prevê a demolição e a ocupação de uma área que integra o lote ao lado de onde será construído o Memorial, ocupado pela Capela dos Aflitos, que é tombada desde 1978 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condepaaht). Por isso a proposta deve ser revista.

Leia também: Mãe de Marielle Franco visita Memorial das Palavras Proibidas

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top