A taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 tem um custo de R$85, no entanto, algumas pessoas podem pedir a isenção dessa cobrança e o prazo é a partir desta segunda-feira (15). Os pedidos devem ser realizados na Página do Participante até o dia 26 de abril.
Para pedir a isenção, o participante deverá fazer parte de um dos grupos listados pelo Ministério da Educação. São eles: participantes que estão no 3º ano do ensino médio de escolas públicas; alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980).
Além disso, também podem pedir isenção os cidadãos em vulnerabilidade social, membros de família de baixa renda com inscrição no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico), como o Bolsa Família.
Para realizar a solicitação, o candidato deve acessar a Página do Participante, informar o CPF, data de nascimento, um e-mail e um número de telefone válido. Os candidatos que estavam isentos em 2023 e não fizeram a prova, deverão justificar a ausência.
Reforçando que quem conseguir a isenção também precisa realizar a inscrição no Enem, no período que ainda será divulgado pelo Instituto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.
Leia também: Tarcísio de Freitas veta programa de proteção a professores vítimas de violência em escolas
Os resultados dos pedidos de isenção serão divulgados em 13 de maio e o período de recursos vai até dia 17 de maio. No dia 24 de maio será o resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.