A Polícia Militar (PM) iniciou uma operação no Complexo da Maré, na manhã desta segunda-feira (13), para a prefeitura demolir 30 casas que segundo nota oficial, “são construções em regra financiadas pelo tráfico de drogas, que acaba fazendo loteamento do espaço público”. De acordo com relatos de moradores, o dia iniciou com tiroteios na região localizada na Zona Norte do Rio.
A prefeitura informou que as construções na Nova Holanda, Rubem Vaz e Parque União, são irregulares. Segundo a PM, o objetivo da ação policial além de permitir a demolição feita pela prefeitura, também foi de reprimir roubo de carros, cargas, buscar armas e drogas. Com a operação, 21 unidades escolares foram impactadas, e mais 7 mil alunos ficaram sem aulas, segundo a Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com a Secretaria de Ordem Pública (Seop), os imóveis foram erguidos sem autorização da prefeitura, estrategicamente na linha vermelha, e segundo a prefeitura, estão vazios. Os órgãos que fizeram parte da ação também afirmam que as demolições tem um caráter ambiental. Confira nota oficial:
“Hoje a Prefeitura faz uma operação mais uma vez na Favela da Maré pra demolir construções irregulares. Essas construções, é importante dizer, foram erguidas sobre as calhas de escoamento da água da chuva, então colocam em risco a vida das pessoas porque essas construções impedem que a água da rua seja escoada devidamente. Além disso, é importante frisar que são construções em regra financiadas pelo tráfico de drogas, que acaba fazendo loteamento do espaço público. Então a gente está aqui para fazer essa operação de demolição, mais uma vez com foco na preservação da vida, na ordem pública e também na asfixia financeira do crime organizado”, disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Leia mais notícias aqui: “Déficit zero é prejudicial aos mais pobres”, afirma economista