Petrobras pretende alcançar 25% de pessoas negras em cargos de liderança até 2030

pexels-roberto-hund-5356274-scaled.jpg

Até 2025, a Petrobras deve promover capacitações sobre valorização da diversidade e equidade racial para toda as suas lideranças Foto: Pexels

Para reduzir a desigualdade racial nas posições de liderança da Companhia, a Petrobras deve aumentar o número de pessoas negras em cargos de liderança para 25% até 2030. Esta é uma das várias metas incluídas no Programa de Equidade Racial da Petrobras, que a empresa lança este mês.

Promover a equidade racial, fortalecer o letramento racial e combater a discriminação é um compromisso de toda a Petrobras. Na condição de maior empresa brasileira, a empresa tem um papel fundamental de fortalecer as políticas públicas de equidade racial, não só para nossos trabalhadores, mas também junto aos fornecedores e parceiros, estimulando a equidade racial no ambiente corporativo brasileiro”, afirma Clarice Coppetti, diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras.

Levantamentos internos feitos pela Petrobras apontam, como principais desafios para a equidade racial, a necessidade de oferecer mais oportunidades de capacitação e ascensão profissional para pessoas negras, além de ações para promover o chamado letramento racial, ou seja, a conscientização sobre o problema do racismo.

Até 2025, a empresa deve promover capacitações sobre valorização da diversidade e equidade racial para toda as suas lideranças Foto: Pexels

Petrobras cria gerência de diversidade, equidade e inclusão

Mesmo com colapso em Maceió, Braskem divulga “feitos sustentáveis” na COP 28

Para responder a essas questões, o Programa de Equidade Racial estabelece iniciativas que buscam fortalecer uma cultura organizacional associada aos valores da equidade racial, influenciar a cadeia de fornecedores para o tema e fortalecer a saúde e bem-estar de trabalhadores negros da Petrobras, incorporando compromissos de equidade racial no plano estratégico da empresa.

Até 2025, a Petrobras deve promover capacitações sobre valorização da diversidade e equidade racial para toda as suas lideranças e para toda sua força de trabalho até 2027. Também estão previstos aprimoramentos nos canais de denúncia, como estimular a diversidade na composição das equipes que tratam de casos de discriminação e preconceito racial.

O programa também inclui recomendações de boas práticas para fornecedores da Petrobras, incentivando práticas de promoção da diversidade racial e combate à discriminação em toda a cadeia produtiva.

Deixe uma resposta

scroll to top