Pela primeira vez em Salvador, a Cia. Teatral Ena encena as memórias da travessia forçada dos africanos escravizados pelo Atlântico no espetáculo Navio Negreiro. Com curta temporada em Salvador, apenas nos dias 22 e 23 de novembro, às 19h e 24 de novembro, às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha, a dramaturgia é baseada na obra de Castro Alves e narra o processo de escravização e o corpo negro como mercadoria.
Com direção e dramaturgia de Gabriela Jonas e produção do ator equatoriano Jarsom Wayans, Navio Negreiro relembra o que veio antes, para que através da história haja reflexão sobre a sociedade brasileira na atualidade. Com canções de origens de matrizes africanas, tocadas ao vivo durante o espetáculo, a religiosidade, o rito e a celebração, destes povos é rememorada a cada cena. O espetáculo inteiro se passa em alto mar, abordando a desumanização dos escravagistas com toda a violação e mutilação dos corpos das mulheres negras.
“Hoje 51% da população no Brasil é negra, e se faz extremamente necessário resgatar nossas raízes para constituirmos quem somos, é preciso olhar para o passado e entender quais são as heranças que ele nos deixou e como podemos evitar que qualquer vestígio desses tempos tenebrosos voltem”, comenta a diretora e dramaturga, Gabriela Jonas.
Depois da apresentação teatral, os espectadores podem apreciar a apresentação do grupo paulistano Samba Fiat Lux. Violão, voz, caixa de fósforos, algumas canções autorais e um repertório pouco usual. Foi assim que Vinícius Duran e Gabriel Ornellas formaram o duo que logo daria origem ao quarteto da Fiat Lux. A montagem conta com o apoio do Consulado Equatoriano em São Paulo.
Confira um trecho do poema de Castro Alves, Navio Negreiro:
“Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus,
Se eu deliro… ou se é verdade
Tanto horror perante os céus?!…
Ó mar, por que não apagas
Co’a esponja de tuas vagas
Do teu manto este borrão?
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão! …”
Serviço
Navio Negreiro
De 22 de novembro a 23 de novembro , às 19h
De 24 de novembro, às 18h
Local: Espaço Cultural Barroquinha – Endereço: Rua do Couro, s/ n – Barroquinha, Salvador – BA,
Capacidade: 135 | Recomendação: 16 |Duração: 60 min
Ingressos: R$44 (inteira) e R$22 (meia entrada)
Venda de ingressos online para Salvador: https://www.sympla.com.br/navio-negreiro—em-salvador__680761