Arsenal, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain estão sendo solicitados a retirar Visit Rwanda da camisa oficial
Os clubes europeus Arsenal, Bayern e Paris Saint-Germain, da Inglaterra, Alemanha e França respectivamente, são alvos de críticas e protestos por conta do patrocínio da Visit Rwanda, já que o país é acusado de participar diretamente dos conflitos entre a República Democrática do Congo (RDC) e Ruanda. Recentemente, a ministra de Relações Exteriores da RDC, Thérèse Kayikwamba Wagner, encaminhou uma carta aos clubes europeus, que estão sendo alvos de protestos de congoles residentes na europa.
Segundo informações de especialistas da ONU, o departamento do governo, Rwanda Convention Bureau, está ligado ao grupo rebelde do país que começou a guerra invadindo e tomando o controle da cidade de Goma em RDC, no fim do mês de janeiro.

No documento enviado ao Arsenal, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain, a ministra afirma que “Milhares de pessoas estão isoladas em Goma, enfrentando sérias restrições sem acesso a alimentos, água e segurança. Muitas vidas foram perdidas e crimes como assassinatos, estupros e roubos continuam a ocorrer. A responsabilidade por essa tragédia é diretamente atribuída ao seu apoio”.
Entre os clubes citados, o Arsenal, além de críticas, nos últimos dias está recebendo protestantes em frente ao centro de treinamento da equipe. O vice-campeão do campeonato inglês tem o patrocínio da Visit Rwanda, desde o ano de 2018, e a cada temporada recebe cerca de 72 milhões de reais. Visando reforçar o turismo no país de Ruanda, se tornou o primeiro patrocínio na manga da camisa oficial da equipe inglesa.
Diante do mesmo objetivo, a empresa concretizou no final de 2023 a parceria com o gigante alemão, Bayern de Munique, e recentemente na temporada 24/25 com o Paris Saint Germain, ambos estampando Visit Rwanda nos uniformes de treino e pré-jogo.
Leia também: Vini Jr. se une a Bruno Gagliasso em filme ‘Clarice Vê Estrelas’ com temática antirracista