Eleições na África do Sul: partido de Nelson Mandela, ANC perde maioria após 30 anos

noticia-preta-presidente-africa-do-sul-.jpg

A apuração das eleições na África do Sul, confirmou que o Congresso Nacional Africano (ANC), partido de Nelson Mandela, perdeu maioria no Parlamento depois de 30 anos, desde o fim do apartheid. De acordo com informações da Reuters, o ANC havia alcançado 40,29% dos votos na manhã deste sábado (01), com 98% da apuração concluída.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

A eleição nacional começou na última quarta-feira (29), quando mais de 27,6 milhões de pessoas estavam registradas para ir às urnas. Com o resultado, a ANC deve que procurar alianças para formar uma coligação. Em 2019, o partido recebeu 57,5% dos votos.

Ainda de acordo com informações da Reuters, o partido de oposição Aliança Democrática (DA) alcançou 21,63% dos votos e o uMkhonto we Sizwe (MK), um novo partido liderado pelo ex-presidente Jacob Zuma, ficou com 14,71%.

Presidente da África do Sul e líder da ANC, Cyril Ramaphosa /Foto: Reprodução Instagram

Até o momento, o atual presidente da África do Sul e líder da ANC Cyril Ramaphosa, não se pronunciou sobre os números. Mas um porta-voz provincial do ANC em KwaZulu-Natal, Cde Mafika Mndebele, disse à um programa do canal Newzroom Afrika, comentou o resultado.

Nós amamos o ANC, mas são coisas que precisam ser feitas para mudar. Precisamos combater a corrupção, precisamos garantir que eles salvem nosso povo. O nosso povo diz ‘sim, ainda amamos o ANC, mas algo deve ser feito’. E esse é o compromisso que devemos continuar“, disse ele.

África do Sul tem eleição mais importante desde o Apartheid com mais de 27,6 milhões eleitoresLeia também:

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top