A apuração das eleições na África do Sul, confirmou que o Congresso Nacional Africano (ANC), partido de Nelson Mandela, perdeu maioria no Parlamento depois de 30 anos, desde o fim do apartheid. De acordo com informações da Reuters, o ANC havia alcançado 40,29% dos votos na manhã deste sábado (01), com 98% da apuração concluída.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
A eleição nacional começou na última quarta-feira (29), quando mais de 27,6 milhões de pessoas estavam registradas para ir às urnas. Com o resultado, a ANC deve que procurar alianças para formar uma coligação. Em 2019, o partido recebeu 57,5% dos votos.
Ainda de acordo com informações da Reuters, o partido de oposição Aliança Democrática (DA) alcançou 21,63% dos votos e o uMkhonto we Sizwe (MK), um novo partido liderado pelo ex-presidente Jacob Zuma, ficou com 14,71%.
Até o momento, o atual presidente da África do Sul e líder da ANC Cyril Ramaphosa, não se pronunciou sobre os números. Mas um porta-voz provincial do ANC em KwaZulu-Natal, Cde Mafika Mndebele, disse à um programa do canal Newzroom Afrika, comentou o resultado.
“Nós amamos o ANC, mas são coisas que precisam ser feitas para mudar. Precisamos combater a corrupção, precisamos garantir que eles salvem nosso povo. O nosso povo diz ‘sim, ainda amamos o ANC, mas algo deve ser feito’. E esse é o compromisso que devemos continuar“, disse ele.
África do Sul tem eleição mais importante desde o Apartheid com mais de 27,6 milhões eleitoresLeia também: