Operação resgata 11 pessoas em situação análoga à escravidão em lavoura de café no ES

54549839-7844-4cfc-819d-00ad8c7a92f9.jpeg

Uma operação realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), resgatou 11 pessoas em condições análogas à escravidão. Segundo o MTE, a ação que ocorreu na última sexta-feira (10), encontrou as pessoas “em condições degradantes”, alojadas precariamente em uma fazenda de café no Espírito Santo, sem equipamentos de proteção.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Durante a inspeção, a equipe dos auditores-fiscais do trabalho encontrou condições subumanas nos alojamentos. Em um deles, oito trabalhadores, entre homens, mulheres e um adolescente, dividiam um espaço exíguo, desprovido de condições mínimas de habitabilidade“, pontuou o MTE, em nota sobre a operação na cidade de Rio Bananal.

Foto: Divulgação MTE

Os auditores também não encontraram sanitários disponíveis para os trabalhadores, nem local adequado para refeições, e nem equipamentos de primeiros socorros.  

Ainda de acordo com o ministério, homens e mulheres foram “recrutados na Bahia com promessas de salários altos e acomodações adequadas“, mas não tiveram suas carteiras de trabalho assinadas nem fizeram exames médicos.

Diante das graves irregularidades, o empregador foi notificado para providenciar o pagamento das verbas rescisórias e o transporte dos trabalhadores de volta aos seus locais de origem, nos municípios de Medeiros Neto e Teixeira de Freitas, na Bahia“. O valor total efetuado no dia da operação foi de R$81.000,00.

Leia também: PF resgata mais de 70 garimpeiros de condições análogas à escravidão no Amazonas

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top