Pelo menos 8 pessoas morreram diante uma operação conjunta da Polícia Militar, Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira (11). Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, 17 escolas do Complexo da Penha (RJ) ficarão fechadas ao longo desta sexta e quase 6 mil alunos da rede municipal ficarão sem aulas.
Além das creches e escolas municipais, as unidades de saúde também foram prejudicadas. As Clínicas da Família Felipe Cardoso, Aloísio Novis e Klebel de Oliveira, no Complexo da Penha, não terão atividades externas e agentes comunitários de saúde deixarão de circular pela comunidade.
De acordo com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), a operação cumpriu mandados de prisão contra uma quadrilha de roubos de cargas. O secretário da Polícia Militar Luiz Henrique Marinho disse em entrevista à TV Globo que que a ação é resultado de um trabalho de inteligência.
“É uma operação integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal em cima de um trabalho de inteligência que foi feito durante alguns dias, alguns meses. A informação que nós tínhamos era que integrantes de uma grande facção estavam escondidos”, explicou Marinho.
Os policiais tentam prender o suspeito conhecido como Chico Bento, chefe da facção criminosa Comando Vermelho, no Jacarezinho, que teria fugido para a Vila cruzeiro. A comunidade foi ocupada pela PM para o programa Cidade Integrada. Pelas redes sociais, moradores relataram confrontos e medo de sair de casa.
“Bala voando no Complexo da Penha”, escreveu uma moradora. “Por favor, moradores, evitem sair de casa”, alertou outra.
De acordo com os agentes, após confronto foram apreendidos sete fuzis, quatro pistolas, 14 granadas, cocaína, maconha e carga roubada. A Vila Cruzeiro faz parte do Complexo da Penha e fica perto da Igreja de Nossa Senhora da Penha. A Delegacia de Homicídios da Capital foi acionada para perícia. Uma coletiva de imprensa sobre a operação conjunta vai ser feita será no Quartel General da PM às 11h de hoje.
0 Replies to “Operação policial na Vila Cruzeiro (RJ) deixa 8 mortos e mais de 6 mil alunos sem aula, nesta sexta”