Nesta quarta-feira (19) abre a “Ocupação Milton Santos” no Itaú Cultural, em São Paulo. A mostra revela a trajetória do geógrafo Milton Santos, considerado um dos mais importantes intelectuais do século 20, que também foi escritor, cientista, jornalista, intelectual e professor reconhecido nacional e internacionalmente. A entrada é gratuita, e fica aberta até o dia 8 de outubro.
São mais de 150 peças, entre fotos, audiovisuais, textos e livros de sua autoria, depoimentos do próprio Milton e de personalidades de sua convivência, como o escritor Itamar Vieira Junior. Objetos pessoais que contam sua trajetória, também fazem parte da ocupação sobre o responsável pela renovação da geografia no país a partir da década de 1970.
Para ele, o espaço não era só espaço, mas a reunião de vários fatores históricos, culturais e econômicos. E para mergulhar na origem desses olhares, a exposição traz o processo criativo de Milton, até chegar ao legado intelectual que ele deixou, passando por seus livros, manuscritos, objetos, conceitos e biografia.
A Ocupação conta, também, com hotsite, documentário exibido na Itaú Cultural Play e programação presencial com a mostra de dança Territórios Culturais Periféricos, a partir da ideia de território como espaço criado por meio da experiência cultural.
A curadoria, concepção e realização é da equipe Itaú Cultural, com consultoria de Flávia Grimm e Manoel Lemes e projeto expográfico de Francine Moura e Davi Brischi e contém recursos de acessibilidade.
Visitação: de terça-feira a sábado, das 11h às 20h;
domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada gratuita
Para mais informações acesse o site: www.itaucultural.org.br
Leia também: Exposição sobre B.B. King, o Rei do Blues, entrará em cartaz em São Paulo