Observatório de Favelas inaugura exposição na Maré (RJ) sobre o tema Ecologias do Bem Viver

WhatsApp-Image-2022-10-20-at-20.57.06.jpeg

Artistas participantes da Escola Livre de Artes expõem suas obras no Galpão Bela Maré neste sábado, com entrada Franca

No próximo sábado, 22, às 15h, será inaugurada no Galpão Bela Maré, a exposição coletiva Ecologias do Bem Viver – ELÃ 2022. A mostra é fruto da experiência coletiva de 15 artistas participantes da Escola Livre de Artes – ELÃ, que neste ano chega a sua terceira edição de residência formativa. A exposição aborda o tema “Ecologias do Bem Viver” e ficará aberta a visitações até o dia 10 de dezembro.

A exposição fica disponível até dezembro deste ano – Foto: Marcia Farias/Galpão Bela Maré

A coordenadora pedagógica da Escola Livre de Artes, Natália Nichols, explica que a ELÃ é um espaço onde artistas-residentes e interlocutores constroem em conjunto uma série de ações e reflexões sobre um tema escolhido. Ela conta que a proposta da atual edição foi pensar a ecologia de uma maneira diferente, sob um ponto de vista descentralizado em diálogo com as vivências e experiências múltiplas:

“Nesta terceira edição nos lançamos ao desafio de pensar crítica e politicamente as práticas ecológicas(…) Ao longo dos encontros, fomos nos conscientizando dos nossos impactos no mundo, das estruturas históricas que nos trouxeram até aqui e das práticas necessárias para caminhar em direção à justiça climática. Parte deste processo deságua na exposição Ecologias do Bem Viver, onde veremos as obras dos 15 artistas residentes materializadas em diferentes linguagens e propostas”.

Leia também: SLAM SP ocupa Biblioteca Mário de Andrade em outubro

Sobre a Escola Livre de Artes

Iniciada em 2019, a ELÃ – Escola Livre de Artes é um experimento artístico- pedagógico para jovens artistas de favelas e periferias. O programa de residência formativa conta com encontros presenciais mediados por artistas, curadores, educadores entre outros agentes do campo da arte e da cultura.

Sobre o Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade.

Sobre o Galpão Bela Maré

O Galpão Bela Maré, inaugurado em 2011 e localizado em Nova Holanda, no Conjunto de Favelas da Maré, é uma iniciativa do Observatório de Favelas, em parceria com a produtora Automática. O Bela é um espaço cultural voltado à democratização e difusão das múltiplas expressões artísticas, especialmente das artes visuais.

Deixe uma resposta

scroll to top