O “cuscuz do amor” é a nova iguaria criada na Paraíba

cuscuz-do-amor.png

Um novo prato chamado “cuscuz do amor”, que combina recheio de creme branco, morangos frescos e uma cobertura de leite condensado, se tornou a sensação de uma cuscuzeria localizada em Remígio, no interior da Paraíba. Essa iguaria mistura os sabores tradicionais da região nordestina com uma abordagem inovadora, ganhando notoriedade nas redes sociais desde sua primeira apresentação.

A ideia surgiu como uma homenagem ao célebre morango do amor, um doce que recentemente se tornou famoso nas plataformas sociais, preparado com um morango inteiro banhado em uma calda vermelha que endurece, acompanhado de brigadeiro branco. Contudo, essa nova versão trouxe uma abordagem criativa.

“Cuscuz do amor.” Foto: Dora Guedes/Arquivo pessoal.

Dora Guedes, proprietária e criadora do prato, revelou que a intenção de adicioná-lo ao cardápio era trazer inovação à proposta gastronômica do estabelecimento. Ela menciona que a inspiração apareceu de maneira espontânea, durante um encontro familiar para um café da tarde. A meta era fazer uma brincadeira com o nome, inspirado em um doce famoso, e ao mesmo tempo, desenvolver algo inédito para o menu.

“O cuscuz de amor surgiu de uma brincadeira e aí deu certo. Foi uma ideia que nasceu aqui em casa mesmo. A gente estava tomando café da tarde, conversando, eu estava justamente comendo cuscuz. Aí eu falei: ‘vamos fazer o cuscuz do amor?’”, contou Dora Guedes, sobre sua nova iguaria.

Dora, que iniciou o empreendimento juntamente com seu esposo há quatro anos, enfrentou os desafios impostos pela pandemia com uma dose de criatividade. Com o passar do tempo, seu trabalho conquistou reconhecimento, e rendeu a ela o título de melhor cuscuz da cidade, em um evento local. 

Durante uma palestra sobre empreendedorismo, ela ouviu que pratos inovadores atraem a atenção do público nas redes sociais, o que fortaleceu ainda mais a proposta do cuscuz do amor. “Você tem que estar sempre inovando seus pratos, criando pratos inusitados, para chamar a atenção do cliente nas redes sociais, nas páginas, para que ele tenha curiosidade de comer… e sentir o sabor”, explicou ela.

Leia mais: Paraíba mostra aumento de empregos no primeiro semestre

Contrariando a noção de que o cuscuz do amor é apenas fotogênico, uma das clientes, Jakellyne Felipe, compartilhou que decidiu experimentar a iguaria, por curiosidade, e pelas várias manifestações sobre o morango do amor.

“Decidi provar porque me chamou a atenção e despertou a curiosidade de saber o sabor. Pela propaganda do morango do amor, fiquei com aquela vontade de ter essa experiência e o cuscuz é bom com qualquer coisa”, disse Jakellyne Felipe.

Ao contrário da receita tradicional, a massa do cuscuz do amor tem um leve toque de doçura, e é preparada com um ingrediente secreto, exclusivo da casa. O recheio consiste em leite em pó, morangos e uma calda feita de leite condensado com corante alimentício. Diferente do morango do amor, essa versão não possui a crocância da cobertura.

“No primeiro teste, a gente errou. Não ficou muito legal. Mas no segundo, deu certo. Ele é um cremoso saboroso. Além disso, ficou lindo. A massa já é amarelinha, e com o recheio ficou perfeito. É básico… só que a gente tem um diferencial! É um cuscuz doce, a massa é doce. Mas tem algo a mais”, revelou Dora. “Teve uma repercussão muito boa, o pessoal começou a perguntar como a gente fazia. Até porque o cuscuz por si só já é um amor nordestino”, completou a empreendedora.

Atualmente, o cuscuz do amor é um item permanente no cardápio, e é principalmente servido à noite, como uma opção de sobremesa.

Leia também: Losartana é o medicamento mais usado no controle da hipertensão no Brasil

Púrpura Santana

Púrpura Santana

Púrpura é uma multiartista paraibana, escritora, atriz e roteirista, que traz consigo um domínio peculiar sob as palavras.

Deixe uma resposta

scroll to top