Negros respondem por 40% do PIB, mas só 19% são das classes A e B

pexels-joshua-mcknight-1191503-scaled.jpg

A população negra (pretos e pardos) responde por 40% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, porém só 19% dos negros pertencem à classe A/B; 52% à classe C; e 29% à classe D/E.

PIB é um indicador econômico que apresenta a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma área geográfica em um determinado período (podendo ser um ano ou um trimestre). Sendo assim, o PIB representa a dinâmica econômica do lugar, apontando o possível crescimento da economia.

Entre os que não se declaram negros, a proporção muda: cerca de 42% estão na classe A/B; 45%, na C; e 13%, na D/E.

A classe social do brasileiro é definida pela renda mensal de todos que moram na mesma casa, segundo definições do do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA TAMBÉM: 54% das crianças no Brasil em situação de pobreza infantil são negras, aponta PUCRS

A classe A representa a parcela mais rica do país. O valor somado que compreende os pertencentes a essa classe são acima de 20 salários mínimos. Já a classe B, é a que tem renda de 10 à 20 salários mínimos.

Na classe C, estão as famílias que possuem a soma dos rendimentos entre quatro e dez salários mínimos. Na classe D estão as famílias com renda de dois e quatro salário mínimos.

Já as famílias de classe E são aquelas que possuem os rendimentos de no máximo dois salários mínimos.

Mais da metade da população brasileira, cerca de 56%, se declaram negros ou pardos. Ou seja, quase 120 milhões de brasileiros. Os dados são do último estudo ‘Faces do Racismo’, realizado pelo Instituto Locomotiva.

0 Replies to “Negros respondem por 40% do PIB, mas só 19% são das classes A e B”

Deixe uma resposta

scroll to top