A Nave Engenhão – local que promove o acesso ao conhecimento – localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, realizará neste sábado (22) a II edição do Julho das Pretas. A ação feita através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do RJ, que visa a promoção da diversidade e dar visibilidade à agenda política das mulheres negras no processo de superação das desigualdades de gênero e raça, começa a partir das 14h30.
O encontro vai promover uma roda de conversa gratuita sobre “A tecnologia como ferramenta para a promoção da diversidade e Inclusão”, com convidadas que são lideranças atuantes nessas áreas: a publicitária Helena Bertho, uma das principais executivas de comunicação do país, e a design Karen Santos, diretora executiva e co-fundadora da startup Ux para Minas Pretas (edtech feita por e para mulheres negras).
O Julho das Pretas é um movimento que celebra, anualmente, o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha, com objetivo de fortalecer a voz e os direitos das mulheres negras, promovendo debates, reflexões e ações de combate ao racismo e às desigualdades.
“Queremos destacar a importância das mulheres negras na tecnologia, ressaltando que nossos passos vieram de África, que a tecnologia é ancestral”, diz Rosana Lopes, gestora em tecnologia e coordenadora da Nave Engenhão.
Neste ano, com tema “Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver”, o movimento faz referência à construção da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontecerá em 2025.
Convidadas:
Helena Bertho
Helena é uma das principais executivas de Comunicação e Inovação do Brasil. E tem construído uma carreira influenciando debates sobre inovação, comunicação e diversidade. Em 2021, recebeu o prêmio Sim à Igualdade Racial, apoiado pela Globo. Em 2022, conquistou o Prêmio Caboré, o mais prestigiado da indústria de comunicação do Brasil, e foi reconhecida uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo, segundo o MIPAD, organização global criada em apoio à Década Internacional dos Afrodescendentes, proclamada pela Assembleia Geral da ONU, em cerimônia em Nova York, em outubro do ano passado. Foi convidada pelo Pacto Global da ONU no Brasil para palestrar em um painel no CSW67 (Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres) em Nova York. Recebeu recentemente o prêmio Nise da Silveira, da prefeitura do Rio. Esteve mais uma vez no Gramado Summit, em abril, um dos maiores eventos de inovação na América Latina.
Mulher, Negra, Mãe, Carioca, é formada em Publicidade e Propaganda, Helena tem ocupado cargos de liderança em grandes empresas Brasileiras, e atualmente é diretora global de diversidade e inclusão do Nubank.
Karen Santos (SP)
Diretora Executiva e Co-Fundadora da Ux para Minas Pretas (Edtech feita por e para mulheres negras) Karen é formada em Marketing e Design, e empreendedora premiada pela Forbes 30, Under 30, Globant Awards e Tecmundo. Foi nomeada pela Locaweb como um dos 50 nomes mais brilhantes de 2021 no mercado digital. É integrante da rede de líderes da Fundação Lemann, Conselheira do Instituto NU, e conquistou o Linkedin Top Voices Next Gen 2022 como uma das 500 brasileiras mais influentes da América Latina pela Bloomberg Linea. Se dedica a “mudar a cara da tecnologia”, apresentando mulheres negras ao mercado de UX (User Experience) e tecnologia, apostando no poder da comunidade, educação e democratização do conhecimento.
Programação
15h: Abertura Artística: Christiane Odara e Dj Natália Oliveira
15h20: Abertura: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio, Fórum Estadual de Mulheres Negras
15h30: Roda de Conversa: “A tecnologia como ferramenta para a promoção da diversidade e Inclusão”
18h: Encerramento
Exposição “Mulheres, de Olho no Tempo!”
Com fotografias produzidas pelas participantes durante a oficina de Fotografia com Celular, realizada em parceria com a Casa das Pretas (RJ). Visitação até 31/07.
Serviço
Nave Engenhão
Rua Arquias Cordeiro, 1516, Engenho de Dentro (em frente à Estação Olímpica de Engenho de Dentro e ao lado do Estádio Nilton Santos – Engenhão).
Informações: whatsapp (21) 97235-4209 / contato.engenhao@idaco.rio
Inscrições no site www.navedoconhecimento.rio (*esta atividade oferece certificado)
Classificação livre. Gratuito.
Leia também: Julho das Pretas: “Acredito que minha carreira começa antes de mim”, diz Helena Bertho