“Não tenho medo de dar minha opinião”, diz Mbappé, ao reforçar posicionamentos fora de campo

Mbappe.jpeg

Durante entrevista o jogador francês falou sobre machismo e racismo no futebol, além dos posicionametos contra a extrema-direita

Em entrevista ao programa espanhol El Objetivo, Mbappé se posicionou politicamente criticando o machismo no futebol, o racismo e a depressão entre os jogadores. É a primeira vez que o craque do real Madrid concede uma entrevista exclusiva a uma emissora. Em conversa com a jornalista Ana Pastor, o jogador francês reafirmou que não esconde seus posicionamentos. “Não tenho medo de dar minha opinião”.

Essa não é a primeira vez que o jogador se posiciona publicamente sobre questões políticas e sociais. Em 2023, durante as eleições legislativas na França, ele se opôs abertamente à candidatura de Marine Le Pen, líder de extrema-direita. Em uma postagem em suas redes sociais, o atacante escreveu: “Quero me dirigir a todos os franceses. Vemos que os extremos estão às portas do poder. Nós podemos mudar tudo”.

Mbappé na entrevista com o programa El Objetivo /Foto: reprodução

Ao ser questionado sobre sua oposição à candidatura de Le Pen, Mbappé explicou na entrevista que sua postura está baseada em seus valores pessoais: “Antes de ser um jogador de futebol, sou uma pessoa normal que fica feliz, triste, bravo… e dou minha opinião com base nos meus valores que penso que são bons para mim e para o mundo.”

Racismo e machismo no futebol

O racismo, infelizmente, continua sendo uma realidade presente no futebol. O atacante, destacou a urgência de ações concretas para erradicar o racismo não só no esporte, mas em todas as esferas da sociedade. “É mais visível no futebol, mas está presente em toda a vida. Temos que parar com isso. Falar é fácil, mas o que estamos fazendo para mudar?”, questionou o jogador.

O machismo também foi um tema abordado por Mbappé, que criticou o preconceito ainda enfrentado por mulheres no futebol. Como exemplo, o jogador compartilhou a experiência de sua mãe, Fayza Lamari, que já foi alvo de comentários misóginos e ataques devido à sua presença no mundo esportivo.

“As pessoas tinham uma imagem muito rígida da minha mãe. Elas não querem ver muitas mulheres envolvidas nas questões mais importantes do futebol”, contou.

Saúde mental dos jogadores

A saúde mental dos atletas foi outro ponto tocado por Mbappé durante a entrevista. O jogador falou sobre os desafios pessoais que enfrentou no final de 2023, mas negou ter passado por problemas de saúde mental graves.

No entanto, ele ressaltou a importância de se falar abertamente sobre o tema, apesar de muitos jogadores não optarem por isso. “Somos humanos, temos nossas tristezas e alegrias. Muitos jogadores lidam com a depressão, mas preferem o silêncio”, afirmou.

Leia também: UEFA abre investigação contra Vini jr, Rüdiger, Mbappé e outros jogadores do Real Madrid, por comemorações na Champions

Layla Silva

Layla Silva

Layla Silva é jornalista e mineira que vive no Rio de Janeiro. Experiência como podcaster, produtora de conteúdo e redação. Acredita no papel fundamental da mídia na desconstrução de estereótipos estruturais.

Deixe uma resposta

scroll to top