O Museu das Favelas, em parceria com a Meta e o laboratório de inovação e tecnologia social Das Pretas, abre inscrições para o programa de impacto Favela Tech. A iniciativa oferecerá capacitação em tecnologia para mulheres periféricas de São Paulo e região metropolitana, disponibilizando 30 vagas. As candidaturas podem ser feitas até 07 de abril através do formulário de inscrição.
Para participar é necessário ter acima de 18 anos e atuar nas áreas de artes visuais, audiovisual, comunicação, programação ou design. As inscrições serão avaliadas com base na disponibilidade, diversidade do perfil, interesse e experiência.

O projeto oferecerá ajuda de custo para o trajeto e o acolhimento com monitoria para os filhos e filhas das participantes durante a jornada formadora, que ocorrerá de maio a setembro. Ao longo da capacitação, serão realizadas masterclasses, mentorias coletivas e oficinas presenciais e virtuais voltadas para Inteligência Artificial, transformação digital, novas tecnologias, Design Gráfico e Branding, Programação e Desenvolvimento, Empreendedorismo Criativo e Colaborativo e outros temas relacionados.
“As favelas têm um imenso potencial criativo, mas sabemos que ainda faltam oportunidades. Com o programa Favela Tech, que hoje é a nossa principal iniciativa de impacto social, queremos que mulheres periféricas tenham as ferramentas necessárias para se desenvolverem profissionalmente e transformarem suas realidades por meio da tecnologia”, comenta Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.
SOBRE O MUSEU DAS FAVELAS
O Museu das Favelas é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela organização social idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Possui a missão de conectar e garantir o protagonismo das múltiplas favelas brasileiras, preservando suas memórias e potencializando suas produções culturais por meio de exposições, programações, ações educativas, pesquisa e difusão de informação.
Inaugurado em novembro de 2022, no Palácio dos Campos Elíseos, o Museu reabriu no Centro Histórico de São Paulo em dezembro de 2024, com a exposição de longa duração ‘Sobre Vivências’.
Leia também: Inscrições para Selo Petronilha, que premiará ações de promoção da educação racial, vão até sexta (28)