MP vai investigar festa das crianças com armas em Uberaba: Prefeitura e Polícias se contradizem

criancas-armas.png

O Ministério Público de Minas Gerais afirmou, na última quinta-feira (13) que vai apurar o caso da festa do Dia das Crianças, realizada na quarta-feira (12) e que crianças foram filmadas com armas e bombas de gás lacrimogêneo nas mãos.

Foto: Reprodução Redes sociais

O motivo da investigação é que a prefeitura, por meio de nota, informou que as forças de segurança solicitaram participar da festa para “afastar o medo, culturalmente imposto nas crianças sobre as forças de segurança, e promover uma aproximação destas com a comunidade”. Porém, ainda na quinta-feira, um pronunciamento conjunto das polícias Federal, Militar e Penal contradisse a nota da Prefeitura.

Segundo a junta militar, o convite para estar no Tempo de Brincar, nome dado à festa, partiu da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU). “A princípio, o evento idealizado pelas forças de segurança pública seria realizado no dia 11 de outubro na Praça Governador Magalhães Pinto (defronte o 4° BPM). No entanto, em razão da previsão de um evento de mesma natureza previamente programado pela prefeitura na Praça Mongiana, a PMU nos solicitou a realização do evento no dia 12 de outubro juntamente com a festividade do Dia das Crianças; o que foi aceito em comum acordo por todos”, informou a nota oficial.

A nota informou também que a PMU solicitou que cada entidade detalhasse o que seria exposto para planejamento das ações no Dia das Crianças. Ainda de acordo com a nota, foi informada a “exposição de armamentos, equipamentos e outros dispositivos de uso militar e não houve nenhum tipo de posicionamento contrário da PMU.

Leia mais: Prefeitura de Uberaba promove Dia das Crianças com exposição de armamento pesado

Em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade) disse que o pedido partiu das forças de segurança. “Eu quero esclarecer que as forças de segurança vieram até a Prefeitura solicitar um espaço para que pudessem fazer uma interação com a comunidade, usando os mascotes e cães numa ação de valorização do amigo protetor“, afirma.

As forças responsáveis pelas exposições das armas vão dar as suas explicações. Nós da Prefeitura trabalhamos muito para oferecer um momento de lazer e confraternização para as crianças“, completa.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top