Movimento Black Lives Matter é indicado para o Prêmio Nobel da Paz

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O parlamentar norueguês Petter Eide  indicou o movimento Black Lives Matter (BLM) para o Prêmio Nobel da Paz. O movimento antirracista e pelos direitos civis ressurgiu no ano passado após a morte do negro americano George Floyd.

Em entrevista à AFP, o político noruegês, que ocupa o cargo de deputado da esquerda socialista, justificou sua escolha. Para o parlamentar, o movimento antirracista “se tornou um dos mais poderosos do mundo na luta contra a injustiça racial“.

(Photo by Samuel Corum/Getty Images)

O movimento começou há alguns anos nos Estados Unidos (…) e depois se espalhou para outros países, sensibilizando para a importância do combate às injustiças raciais“, acrescentou o parlamentar.

Diferentes pessoas — como deputados, ministros, ex-laureados e alguns professores universitários — podem indicar personagens ou instituições ao Prêmio Nobel da Paz.

As indicações, que devem ser enviadas antes de 31 de janeiro, geralmente são mantidas em segredo, a menos que seus promotores decidam torná-las públicas.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.