Detran RJ abre inscrições para curso gratuito de formação de mototaxista

Image-2-1.jpeg

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran RJ) está com inscrições abertas para curso gratuito de formação de mototaxista. As vagas para o curso, que vai acontecer entre os dias 24 e 31 de julho, são limitadas. O curso tem como objetivo capacitar motociclistas que pretendem exercer a profissão remunerada.

Instituído pela Lei 12009/09 e regulamentado pela Resolução Contran Nº930/2022, o curso vai certificar os profissionais com conhecimento, padronização de ações e segurança no trânsito. A formação será realizada das 13h as 17h30, no 14º andar do edifício-sede do órgão, localizado na Avenida Presidente Vargas 817, realizado pela Escola Publica de Trânsito (EPT).

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Detran-RJ, clicar em “Educação”, depois em ”Escola Pública de Trânsito (EPT)”. Após realizar as etapas clicar em ”inscrições” e preencher o formulário. Após a realização, o candidato recebe então, um número de protocolo que servirá para a confirmação da inscrição, e o Detran RJ avaliar se o candidato cumpre os requisitos.

Mototaxistas em formação /Foto: Divulgação/Detran-Rj

Para participar, é necessário ter completado 21 anos, estar habilitado há, no mínimo, dois anos na categoria A. Também não pode estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir e sendo alvo de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) decorrente de crime de trânsito.

Para prosseguir com a inscrição, é necessário apresentar documento original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no próprio nome ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em nome do proprietário (caso o aluno não seja o dono da motocicleta), mais autorização para utilização do veículo no curso. Também não pode ter antecedentes criminais.

A prefeitura do Rio estima que a frota de motociclista na cidade do Rio é de aproximadamente 370 mil, com um aumento de cerca de 68% entre 2012 e 2022.

Leia também: Projeto oferece bolsa a profissional interessado em coproduzir trabalhos audiovisuais com países africanos

Deixe uma resposta

scroll to top