Mostra de Cinema Negro acontece no Espírito Santo neste final de semana

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A segunda edição da Mocines – Mostra de Cinema Negro no Espírito Santo acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. A mostra pretende se estabelecer como a maior janela de exibição de cineastas negros e negras em terras capixabas. Além disso, estimulará reflexões e debates com o recorte racial no audiovisual.

Nesta segunda edição, a Mocines vem com algumas novidades em sua programação. A principal delas é a que a mostra está dividida em três submostras. A Mostra Erê com uma programação infanto-juvenil; a Mostra Nacional com produções de todo o país e a Mostra Moqueca com produções somente capixabas. Além disso, haverá rodas de conversas previstas após as sessões e o Fórum Damballa, que tem a proposta de reunir profissionais negros e negras do setor audiovisual capixaba para discutir e avaliar sua inserção no mercado.

Programação completa:

Segundo o coordenador geral da Mostra, o cineasta Adriano Monteiro, a seleção tentou ser a mais variada possível, apresentando filmes infantis voltada para a discussão sobre ressignificação da representação da criança negra no cinema, bem como filmes que empoderam a comunidade LGBT, como o destaque nacional Negrum3, de Diego Paulino; e outros temas como religiões de matrizes africanas, por exemplo, Amor de Ori, de Bruna Barros. 

“Buscando sempre valorizar o protagonismo negro na realização dos filmes, o público vai encontrar uma diversidade bacana nesses dois dias na segunda edição de Mocines. Além dos curtas, teremos exibições especiais de dois longas-metragens premiados e que tiveram curta passagem pelos cinemas capixabas: No Coração do Mundo, de Gabriel Martins e Maurílio Martins e Meu Amigo Fela, do mestre Joel Zito Araújo.”, afirma Adriano.

A mostra é inteiramente gratuita e de realização da produtora independente BULE Estúdio Criativo Produções Artísticas. 

Serviço:

II MOCINES – Mostra de Cinema Negro no Espírito Santo

Data: 29 e 30 de novembro

Horário: A partir das 14h

Local: Cine Metrópolis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória – ES

Entrada Gratuita

Mais informações: https://www.facebook.com/mocinesmostra/


APOIE O NOTÍCIA PRETA

Samily Loures

Baiana em terras capixabas, é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo). Com atuação em publicidade social e pesquisa em Identidade Negra, acredita que a comunicação pode ser instrumento de mudanças sociais. Apesar de militante e sagitariana, consegue levar a vida com serenidade. E deboche.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.