Nesta quinta-feira (27), faleceu o artista Abdias Nascimento Filho, conhecido como Bida Nascimento, aos 71 anos. O artista, filho da atriz Léa Garcia e do ativista, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor e político Abdias do Nascimento, estava internado no Hospital Badim, na zona norte do Rio. A informação foi publicada pelo perfil de Léa Garcia no Instagram. O Ipeafro, instituição fundada por Abdias Nascimento, também lamentou a morte de Bida.
“Abdias do Nascimento Filho, nosso querido Bida, nos deixou hoje. Voltaremos para trazer maiores informações, mas no momento, pedimos que orem por ele“, escreveu o perfil de Léa. Bida era músico e produtor musical, e residia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro.

Já o Ipeafro (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros), emitiu uma nota de pesar: “O Ipeafro lamenta a morte de Abdias Nascimento Filho, o Bida, nesta quinta-feira (27/03). O artista tinha 71 anos e era filho de Abdias Nascimento com a atriz Léa Garcia. Nos solidarizamos com os familiares, amigas e amigos neste momento de dor“.
Desde o início do mês uma campanha nas redes sociais, a partir da mobilização da família e amigos, solicitava ajuda para doar sangue para o Bida, que já estava internado em estado no CTI, segundo familiares.
Em entrevista ao jornal Extra, o irmão de Bida, Marcelo Garcia, informou que ele foi internado por conta de um AVC. “O estado é gravíssimo e delicado. É a quinta internação dele em três meses. Ele ficou cego após AVC e agora está com sangramento intestinal. Graças a Deus, ele está sendo bem tratado, mas ninguém ainda descobriu o porquê dessa infecção urinária. Está sendo uma investigação e, até o momento, não há um diagnosticado fechado. Ele chegou debilitado e tem tomado uma bolsa de sangue e sete de plaquetas por dia. Ele está precisando de sangue urgente“, explicou.
Leia também: Ruth de Souza: a primeira atriz brasileira indicada a um festival internacional de cinema