Modelo plus size vítima de gordofobia na companhia aéra Qatar Airways, volta ao Brasil nesta quinta (24)

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A modelo paulista e influenciadora plus size Juliana Nehme denunciou a Qatar Airways por gordofobia. Ela estava no Líbano e disse que foi impedida de embarcar por “ser gorda demais”.

24 horas após posta um vídeo em suas redes sociais denunciando o preconceito, Juliana foi realocada em um voo e deixou o Líbano com destino ao Brasil nesta quinta-feira (24), segundo informou, em nota, a Qatar Airways.

A influenciadora explicou que a Qatar Airways alegou que ela não teria direito à passagem, que já havia sido comprada no valor de US$ 1 mil, aproximadamente R$ 6 mil, pois, para embarcar, precisaria de uma passagem executiva, com custo de US$ 3 mil ou de duas passagens normais para “caber no assento”.

“Ela disse que eu não posso embarcar porque sou muito gorda e não tinha direito à passagem”, explicou, em um vídeo, nas redes sociais.

“Ela simplesmente se nega a me dar as passagens e me deixar embarcar no voo para Doha porque eu sou gorda. Eles estão negando o meu direito de viajar, sendo que vim de Airfrance normal, não tive problemas”, continuou.

Em nota divulgada nesta somente nesta quinta (24), a empresa afirmou que a passageira foi realocada e alegou que um dos acompanhantes de Juliana não teria apresentado documentação necessária para entrada no Brasil.

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No texto, a companhia cita o exame PCR. Segundo regras da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) brasileiros e estrangeiros devem apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid ou comprovante de realização de teste do tipo antígeno ou RT-PCR, com resultado negativo ou não detectável para Covid-19, realizado um dia antes do embarque.

“A Qatar Airways trata todos os passageiros com respeito e dignidade e, de acordo com as práticas da indústria e de forma semelhante à maioria das companhias aéreas, qualquer pessoa que impossibilite o espaço de um outro passageiro e não consiga prender o cinto de segurança ou abaixar os apoios de braço pode ser solicitada a comprar um assento adicional tanto como uma precaução de segurança quanto para o conforto de todos os passageiros. A passageira em questão no Aeroporto de Beirute foi inicialmente extremamente rude e agressiva com a equipe de check-in quando um de seus acompanhantes não apresentou a documentação PCR necessária para entrada no Brasil. Como resultado, a segurança do aeroporto foi solicitada a intervir, pois funcionários e passageiros estavam extremamente preocupados com a situação. Podemos confirmar que a passageira já foi realocada em um voo da Qatar Airways esta noite saindo do Líbano com destino ao Brasil.”

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