Miss Costa do Marfim renuncia título em meio acusações de fraude em vitória de mexicana no Miss Universo

IMG_2024.jpeg

A Miss Costa do Marfim, Olivia Yacé, anunciou nesta segunda-feira (24) que está renunciando ao título de Miss Universo África e Oceania, recebido apenas um dia após conquistar o quinto lugar no Miss Universo 2025. Em comunicado publicado no Instagram, a modelo afirmou que a decisão foi tomada para permanecer fiel aos seus valores pessoais, que ela definiu como “respeito, dignidade, excelência e igualdade de oportunidades”.

Como representante da Costa do Marfim no Miss Universo 2025, em Bangkok, testemunhei em primeira mão que sou capaz de realizar grandes feitos, mesmo diante da adversidade. Mas para continuar neste caminho, preciso permanecer fiel aos meus valores: respeito, dignidade, excelência e igualdade de oportunidades, os pilares mais fortes que me guiam“, declarou Yacé.

A saída da modelo acontece em meio às denúncias de possível fraude envolvendo o concurso. Publicações recentes apontaram que a Miss México, Fatima Bosch, vencedora da edição, teria sido beneficiada por um contrato milionário assinado entre a Organização Miss Universo e uma empresa ligada a seu pai. A coroação de Bosch já vinha sendo alvo de críticas, enquanto especialistas do setor apontavam Olivia Yacé como a favorita ao título principal.

Neste domingo (23), Raul Rocha Cantú, presidente da MUO, comentou as polêmicas e disse que reportagens e conteúdos publicados nas redes “tendem a desinformar, confundir e manipular um público que acredita que elas exercem um jornalismo com ‘a verdade’, quando na realidade são sensacionalistas e oportunistas“. Ele afirmou ainda que os veículos divulgaram “informações tendenciosamente e sem escrúpulos“ e reiterou que os contratos citados eram anteriores ao concurso, sem relação com a edição deste ano.

Além de renunciar ao título continental, Olivia Yacé anunciou que está encerrando todos os vínculos com a Organização Miss Universo. Segundo ela, sua trajetória como representante de beleza sempre foi guiada por comprometimento e disciplina. “Ao longo da minha trajetória como embaixadora e rainha da beleza, servi com comprometimento, resiliência, disciplina e determinação. No entanto, para alcançar todo o meu potencial, devo permanecer firmemente ancorada nos meus valores e princípios, que pavimentam o caminho rumo à excelência“, afirmou.

Yacé também explicou que sua renúncia tem o propósito de inspirar meninas e novas gerações a acreditarem em si mesmas e ocuparem espaços onde não se sentem pertencentes. Ela reiterou: “A decisão permite inspirar as novas gerações, especialmente as meninas, a serem uma influência positiva, ultrapassarem seus limites, caminharem com confiança em ambientes onde acreditam não pertencer e a abraçarem sua identidade com orgulho“. A fala retoma o tema de sua resposta durante a final do concurso, em que ela foi questionada sobre como usaria o título para empoderar jovens meninas.

Leia também: Filme de Michael Jackson tem o trailer de uma cinebiografia mais visto da história

Deixe uma resposta

scroll to top