Milton Nascimento recebe título de ‘Doutor Honoris Causa’ de Unicamp

milton-nascimento-ganha-premio-da-apca-na-categoria-musica-popular-15447_800x450.webp

Milton Nascimento, o cantor, compositor e multi-instrumentista, além de ser uma das referências da música brasileira, também recebe o título de ‘Doutor Honoris Causa’ da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. A decisão foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da universidade nesta terça-feira (26).

Com 62 votos a decisão foi unânime, destacando a importância da obra de Milton e dos temas que aborda em suas músicas. “É forte a mensagem desse título. Milton Nascimento é um cidadão do mundo, mas que vê o mundo a partir de Minas Gerais. Um artista que tem a genialidade de falar para todos, sendo capaz de traduzir temas universais, mas valorizando sua cultura local“, afirmou o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.

Milton Nascimento recebe a maior honraria da Unicamp /Foto: João Couto /Divulgacão

Em suas redes sociais o cantor celebrou a novidade, concedida a partir da indicação do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA). “Obrigado pelo reconhecimento ao meu trabalho e trajetória“, escreveu.

Com uma carreira de 6 décadas, mais de 50 álbuns lançados e diversos prêmios, como cinco estatuetas do Grammy Awards, a maior premiação da música popular mundial, Milton foi aprovado como a 29ª pessoa a receber o título na instituição, por conta não só da sua técnica e extensão vocal, mas também por “denunciar a violência contra negros escravizados” e “denunciar para o mundo a censura durante a ditadura cívico-militar no Brasil”.

No carnaval de 2025 Milton também será homenageado na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, como enredo da escola de Samba Portela.

Leia também: Zezé Motta é a primeira artista a receber título de Doutora Honoris Causa da Fiocruz

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top