Militares gastam verba de combate ao covid-19 com salgadinhos e carnes nobres

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Militares gastam mais de R$ 700 mil da verba destinada para o combate ao covid-19 em salgadinhos típicos de coquetel e carnes nobres. É o que afirma uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a aplicação feita pelo Ministério da Defesa e Forças Armadas aos recursos destinados ao enfrentamento da pandemia.

A auditoria foi realizada a partir de uma solicitação feita pelo Congresso Nacional motivada por informações coletadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. O monitoramento do TCU mostrou que mais de R$ 250 mil foram gastos com salgadinhos de coquetel, sorvetes e refrigerantes, e quase R$ 500 mil com cortes nobres de carne bovina, como filé mignon e picanha

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Exército Brasileiro. Foto: Cb Estevam/CComSEx

Apesar da compra de cortes bovinos nobres ser autorizada pelas normas internas do Exército, os auditores consideram que a atitude dos militares contraria os princípios da razoabilidade e do interesse público considerando o contexto pandêmico.

“Constatou-se que tais aquisições, por terem sido realizadas no contexto de crise social e econômica vivenciada pelo Brasil, com recursos oriundos de endividamento da União, de crédito extraordinário e ignorando opções mais vantajosas, infringiram os princípios da razoabilidade e do interesse público, previstos no art. 2º da Lei 9.784/1999”, explica o documento.

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Além disso, os auditores também relataram o uso do dinheiro para manutenção de bens imóveis das Forças Armadas, como reformas e construções, sem justificativas urgentes aparentes, e o TCU afirma não haver documentação suficiente que comprove a aprovação dos gastos.

O Notícia Preta entrou em contato com o Ministério da Defesa, mas até o fechamento dessa matéria, não obtivemos resposta.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

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