“Marte Um”, de Gabriel Martins, é o indicado para representar o Brasil no Oscar

cena-de-marte-um-1661529743127_v2_900x506.jpg

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O diretor mineiro Gabriel Martins foi indicado para concorrer a uma vaga no Oscar 2023 com o filme “Marte Um”. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais selecionou o filme, dentre 28 longas inscritos, para ser o representante do Brasil na categoria “Melhor Filme Internacional” na premiação. O anúncio da indicação foi feito nesta segunda-feira (5) nas redes sociais da academia. 

O longa é um drama que conta a história de uma família preta periférica de Contagem, Minas Gerais, em busca de seus sonhos. A narrativa se desenrola a partir das tensões vividas pelos pais, Tércia e Wellington, e filhos, Deivid e Eunice. 

Em suas redes sociais, o diretor, que também escreveu o longa, comemorou a indicação e comentou que é “uma alegria sem tamanho. Muito amor, de muita gente. Vamos tentar de tudo pra conquistar nossa vaga, de peito aberto. Sem limites pra sonhar! Obrigado meu povo, de coração. Marte Um é nosso. Vamo junto!”. 

Leia mais: Chris Rock pode apresentar Oscar em 2023

Jeferson De, diretor de Doutor Gama e M-8, recebe convite do Oscar

“Marte Um” estreou no Festival de Sundance, em janeiro, mas no país a obra chegou às telas em 25 de agosto. O drama já coleciona prêmios do Festival de Gramado, levando para casa as estatuetas das categorias de Melhor Filme do Júri Popular, Melhor roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial o Júri. 

Na nota anunciando a indicação, a presidente Bárbara Cariry, da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, comentou: “A escolha de “Marte Um” para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. “Marte Um” sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país”. 

Pela primeira vez, a academia fez a eleição do filme que será o representante do país em dois turnos. Foram 28 longas inscritos e habilitados para concorrerem à vaga. No primeiro turno, foram 6 selecionados e, no segundo, “Marte Um” foi o escolhido. 

A obra cinematográfica está em cartaz em algumas salas do Brasil e a programação pode ser acessada nas redes sociais do diretor Gabito, como também é conhecido Gabriel Martins, e também da produtora Filmes Plásticos. 

Laura Abreu

Laura Abreu

Laura Abreu é jornalista recém-formada pela universidade pública e, atualmente, trabalha como redatora. Durante a graduação e início da carreira, passou por veículo de comunicação regional e se envolveu com projetos de comunicação voluntários.

0 Replies to ““Marte Um”, de Gabriel Martins, é o indicado para representar o Brasil no Oscar”

Deixe uma resposta

scroll to top