Mais de 20 pessoas se afogaram tentando fugir dos combates no Sudão, diz grupo pró-democracia

image1170x530cropped.jpg

Por AFP

Mais de 20 pessoas morreram no naufrágio de sua embarcação enquanto tentavam fugir dos combates entre as forças paramilitares e o Exército no sudeste do Sudão, informou um grupo pró-democracia nesta quinta-feira (04).

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

“Cerca de 25 pessoas, principalmente mulheres e crianças, morreram no naufrágio de um barco” enquanto cruzavam o rio Nilo Azul no estado de Sennar, declarou o Comitê de Resistência Local em um comunicado, sem revelar a data do incidente.

 Refugiados sudaneses esperam na fila para receber comida em Adre, perto da fronteira do Chade com o Sudão /Foto: Acnur/Nicolo Filippo Rosso

O grupo pró-democracia, que documenta e organiza a ajuda entre os habitantes, acrescentou que “famílias inteiras” morreram na tragédia.

Desde o final de junho, os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR) avançaram significativamente no estado de Sennar, no sudeste do Sudão.

As autoridades do estado vizinho de Gedaref calcularam que 120.000 pessoas fugiram da violência e se refugiaram nessa região vizinha.

O Sudão está submerso em uma guerra desde 15 de abril de 2023 entre o Exército liderado pelo general Abdel Fattah al Burhan e as FAR de seu ex-adjunto, o general Mohamed Hamdan Daglo.

Leia também: Apenas 17% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável avançaram

Deixe uma resposta

scroll to top