O Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira (27), que mais 154 municípios brasileiros vão receber doses de vacina contra a dengue, como estratégia de de ampliação da vacinação. Os municípios foram escolhidos de acordo Regiões de Saúde com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes.
O nível de transmissão nos últimos meses também é determinante para a escolha. Atualmente, o imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, a faixa etária que possui a maior proporção de hospitalização pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
O ministério também pontua que 668 mil doses que estão próximas do vencimento, serão remanejadas para outras regiões. Em entrevista a jornalistas, o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI), Eder Gatti, explicou o esquema de ampliação da vacinação.
“Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, disse.
Os municípios vão receber a vacina fazem parte de 11 Regiões de Saúde:
- Central – ES
- Betim – MG
- Uberaba – MG
- Uberlândia/Araguari – MG
- Recife – PE
- Apucarana – PR
- Grande Florianópolis – SC
- Aquífero Guarani – SP
- Região Metropolitana de Campinas – SP
- São José do Rio Preto – SP
- São Paulo – SP
Confira aqui a lista completa de cidades que vão receber as doses.
A previsão é que a aplicação das doses nos municípios selecionados comece na próxima semana, a depender da logística de entrega do imunizante.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, até a última quarta-feira (27), o Brasil registrou 2,3 milhões de casos prováveis de dengue e 831 mortes. Até então, foram publicados 407 decretos municipais e 11 estaduais de emergência por causa da doença.
Leia também: Juntas, dengue e gripe podem pressionar sistema de saúde, diz ministra