O Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicou um alerta nesta segunda-feira (29), sobre a educação básica no Brasil. De acordo com os últimos dados disponíveis do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), 56,4% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública em todo o país, não estão alfabetizadas.
O quadro, que já preocupava antes da pandemia da Covid-19, quando o país registrava quase 40% de crianças não alfabetizadas no segundo ano do ensino fundamental, se agravou ao longo da emergência mundial. Segundo a Chefe de Educação do UNICEF no Brasil Mônica Dias Pinto, o impacto que essa defasagem pode gerar, é muito significativo para o futuro dessas crianças.
“Ciclos de alfabetização incompletos impactam sobremaneira a trajetória escolar de crianças e adolescentes, acarretando reprovações e abandono escolar. Sem saber ler e escrever, a criança não consegue aprender, acompanhar as atividades escolares e seguir em frente”, declara.
Em nota, a Unicef afirma que para mudar este cenário, “é urgente implementar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, investindo em práticas pedagógicas eficazes, voltadas tanto às crianças em idade de alfabetização, quanto àquelas que não aprenderam na pandemia e ficaram para trás“.
Além disso, a instituição aponta que também é necessário “investir em práticas pedagógicas de qualidade, voltadas à alfabetização das crianças que estão chegando agora aos primeiros anos do Ensino Fundamental, para que aprendam a ler e escrever na idade certa” e “implementar propostas de recomposição das aprendizagens voltadas a aqueles estudantes que não aprenderam a ler e escrever até o 2º ano do Ensino Fundamental“.
O Ministério da Educação informou, em nota, que 100% dos estados aderiram ao ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’, e quase a maioria dos municípios do país. Até o final de 2023, cerca de 98% dos municípios e todos os estados já estavam inclusos na iniciativa. Ainda de acordo com o MEC, mais de R$ 620 milhões de investimentos do programa foram executados no ano passado.
“É essencial, agora, acompanhar de perto a implementação desse programa, avaliando as propostas de alfabetização que estão sendo desenvolvidas em cada município e os resultados concretos delas na redução do analfabetismo no País”, defende a chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
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