“Sou uma mulher de ROCHA”, diz Maíra Azevedo depois da retirada de 20 pedras na vesícula

WhatsApp-Image-2023-01-23-at-16.24.40.jpeg

A atriz e digital inflencer, Maíra Azevedo, a “Tia Má”, usou as redes sociais nesta segunda-feira (23) para informar aos seguidores que retirou 20 pedras na vesícula. No post do Twitter, ela brincou com a situação e disse que as pedras são para “pavimentar” seu castelo.

“Sim…sou uma mulher de ROCHA…é meu bem retirei mais de 20 pedras da vesícula…É bom que ajuda a pavimentar meu castelo”, escreveu a comediante. Vários seguidores comentaram o post, desejando melhoras à ela.

Tia Má tranquilizou os fãs após a cirurgia – Foto: Redes sociais

“Meu irmão já fez duas cirurgias para retirar pedras. Não lembro a quantidade de cada uma, mas provavelmente o muro ficou pronto dessa forma”, brincou um seguidor. Uma outra seguidora enalteceu a força e o bom humor de Maíra. “A força da mulher preta pegando até pedra na vesícula e fazendo graça. Boa recuperação!”, comentou.

Causas e tratamentos

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), as pedras na vesícula podem ter várias causas, entre elas o sedentarismo. Porém, outros fatores também podem influenciar. Ainda de acordo com o CFM, pressão alta, tabagismo, uso prolongado de anticoncepcionais, no caso das mulheres, diabetes e obesidade também pode ser causadores da patologia.

Leia também: Ação da Cidadania e Cufa lançam campanha para ajudar os yanomami

O CFM ressalta que, depois de diagnosticada, o tratamento mais eficiente é a intervenção cirúrgica para a retirada das pedras ou para remoção total da própria vesícula. Porém, se for causada por colesterol alto, é possível tratar com medicamentos para diluir as pedras. Outra possibilidade é o tratamento por ondas de choque, onde se fragmentam os chamados cálculos. 

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top