O senador Magno Malta (PL), em uma audiência pública no Senado Federal, na tarde desta terça-feira (23), disse que a imprensa está vitimizando o jogador do Real Madrid, Vinicius Jr., e que o assunto dá “Ibope”.
Em determinado trecho da sua fala, o parlamentar questionou onde estão as pessoas que defendem animais. “Cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Veja quanta hipocrisia. E o macaco é inteligente, é bem pertinho do homem. A única diferença é o rabo“, afirmou.
Ele completou ainda comparando uma leitoa com uma pessoa e disse que entraria com um outro animal para mostrar que não tem nenhum problema com brancos. “Eu, se fosse um jogador negro, entraria em campo com uma leitoinha nos braços, ainda dava um beijo nela e falava ‘olha como não tenho nada contra branco’ e ainda como. Esses caras ficam insistindo nesse negócio de macaco, revitimizando o Vinícius”, disse.
Após a fala do senador, vários comentários surgiram nas redes sociais, condenando a declaração do parlamentar. A deputada federal Erika Hilton (PSOL), repudiou a fala. “Repugnante a fala de Magno Malta sobre o caso de racismo contra Vini Jr Insinuar que as pessoas nessa luta estão por dinheiro e audiência é ridículo, para não falar das comparações baixas que ele faz A luta contra o racismo é séria e não pode ser tratada assim por um Senador”, escreveu em sua rede social.
Leia também: Vini Jr recebe apoio de atletas, times, governo e personalidades após mais um caso de racismo
Um outro seguidor cobrou que o Senado Federal tome algum tipo de providência em relação à declaração do parlamentar daquela Casa Legislativa. “O Senado Federal não pode, jamais, aceitar que um senador seja tão vil dessa forma, tão desumano contra um cidadão desse país. Conselho de Ética AGORA para Magno Malta, RACISMO NO SENADO nunca mais!”, comentou.