Mães solo têm mais dificuldade de entrar no mercado de trabalho, aponta pesquisa
Mães solo têm mais dificuldade de entrar no mercado de trabalho, aponta pesquisa
O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17,8% na última década, passando de 9,6 milhões em 2012 para 11,3 milhões em 2022. Esta situação gera ainda mais dificuldades para o ingresso dessas mulheres no mercado de trabalho. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O estudo indica que a maior parte dessas mães, pouco mais de 70% vivem apenas com seus filhos, são formadas por mulheres negras, número de quase 7 milhões, e estão no Norte e Nordeste do país.
Janaína Feijó, responsável pelo estudo, resume a dificuldade enfrentada por essas mães:
“Essa mãe praticamente não tem com quem contar, ela não tem uma rede de apoio e ela não conta também com o conjugue, que faz com que a sobrecarga da maternidade recaia muito mais forte sobre a mãe nestas condições”.
O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17,8% na última década
Janaína também ressalta que esses números refletem em um menor nível de instrução dessas mulheres e em dificuldades para se equiparar aos homens no mercado de trabalho. A situação é ainda mais crítica para as negras, com mais da metade delas, 58,7%, tendo no máximo o ensino fundamental completo e apenas 8,9% com nível superior.
“As ocupações que remuneram mais, elas demandam maior nível educacional, e também que o empregado trabalhe uma maior quantidade de horas. No caso, no contexto de uma mãe solo, ela tanto não vai ter o nível educacional requerido pelas boas oportunidades, como ela também vai ter dificuldade de conciliar a jornada de trabalho. Então muitas dessas mulheres encontram na informalidade a única forma de conciliar maternidade e responsabilidade familiar”, disse Janaína.
Karlielly Alves é mãe solo. Para ela, a parte financeira é a mais difícil.
“Principalmente quando a gente não amamenta os nossos filhos e eles dependem de fórmula. Você pensa, ai meu Deus, como vai ser na semana, porque o leite de fórmula geralmente dura uma semana. Então cada semana é um gasto diferente”.
O estudo também aponta a relação entre idade e presença na força de trabalho. De todas as mães solo entre 15 e 60 anos, 29,4% estão fora da força, 7,2% estão desempregadas e 63,3% estão ocupadas. No caso de mulheres com filhos até 5 anos essa situação piora: as chances delas estarem fora da força aumenta para 32,4% e de estarem desempregadas sobre para 10%.
Fonte: G1 O publicitário Marcondes Soares, de 37 anos, foi vítima de injúria racial no último domingo (29) em um flat no bairro da Ponta d’Areia, onde ele mora. Segundo…
Uma carga de 14,8 toneladas de lixo hospitalar foi apreendida pela Alfândega da Receita Federal, no Porto de Suape, localizado na cidade de Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco. Foram encontrados…
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o bloqueio das redes sociais da deputada federal Carla Zambelli por divulgação de informações falsas, promoção de desordem, incentivos à “intervenção militar” e apoio ao descumprimento da…
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria para invalidar a lei estadual do Paraná que facilita a aquisição e porte de armas por Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs).…
O influenciador Raphael Vicente usou suas redes sociais para relatar que teve sua casa, no Complexo da Maré, invadida durante uma operação policial, nesta quarta-feira, (18). O comunicador digital postou…
Numa estratégia para arrecadar fundos para monitorar e proteger o território da Amazônia, o povo indígena Paiter Suruí, de Rondônia, está leiloando obras de arte digitais, ramo hoje conhecido como NFT…
As comunidade de Acari, Cidade de Deus e Caju vão receber a visita do Papai Noel negro, interpretado pelos atores Rodrigo França e Felipe Canela. A iniciativa é da ONG…
Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) tornou público os calendários para as inscrições nos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade…
O presidente de Uganda, Yoweri Musevini, pediu aos líderes africanos para se unirem e intervirem na “promoção e publicidade da homossexualidade”. Segundo ele, se pessoas do sexo oposto pararem de…
O Ministério Público de Goiás denunciou o cabo da Polícia Militar, Gustavo Brandão da Silva, por constranger o ciclista Filipe Ferreira enquanto ele fazia manobras em uma praça, em Cidade…